Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/10/2023

Rotaract Club de Penápolis realiza campanha de reciclagem

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Rotaract Club de Penápolis, em parceria com a Corpe, está fornecendo funis aos moradores

DA REDAÇÃO

O Rotaract Club de Penápolis está com uma campanha para a reciclagem de óleo de cozinha usado em colaboração com a Cooperativa de Recicladores de Penápolis (Corpe) e a Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental (Daep).
Compreendendo que a reciclagem é uma ação que depende da participação ativa da comunidade, o Rotaract Club de Penápolis, em parceria com a Corpe, está fornecendo funis aos moradores. Esses funis têm o propósito de simplificar o processo de descarte apropriado do óleo de cozinha em garrafas PET, um passo importante na promoção da reciclagem. Muitas pessoas podem não ter um funil em casa, o que frequentemente leva ao descarte inadequado do óleo pelo ralo. 
Despejar o óleo de cozinha nos ralos apresenta sérios riscos para o meio ambiente e para o sistema de tratamento de água. O óleo forma camadas gordurosas nos encanamentos, causando entupimentos e problemas na rede de esgoto. Além disso, a contaminação prejudica o processo de tratamento da água, dificultando a remoção de impurezas e podendo afetar a qualidade da água que chega às torneiras, aumentando os custos de tratamento em até 45%. Estima-se que um único litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, causando danos ambientais significativos.
Uma vez que as garrafas PET estão cheias, os moradores são orientados a colocá-las no lixo reciclável. Isso possibilita à Cooperativa de Recicladores realizar a coleta e, subsequentemente, a venda desse material, gerando renda crucial para a cooperativa.
Para tornar a campanha ainda mais cativante, o Rotaract Club de Penápolis introduziu um personagem infantil chamado "Óliver”, um super-herói cuja missão é combater o descarte incorreto de óleo, ensinando e incentivando as crianças sobre a importância da reciclagem desse material. Essa iniciativa visa não apenas educar as crianças, mas também envolver as famílias e a comunidade em geral na causa da reciclagem e da proteção ambiental. 
Aqueles interessados em participar da campanha e receber um funil podem entrar em contato com o Rotaract Club de Penápolis através do Instagram (@rotaractpenapolis) enviando uma mensagem. O clube também realiza entregas em diversos bairros e eventos da cidade para facilitar o acesso dos moradores aos funis.
“Unidos, o Rotaract Club de Penápolis, a Corpe e o Daep estão fazendo a diferença na comunidade, promovendo práticas sustentáveis e a conscientização sobre a importância da reciclagem de óleo de cozinha. A iniciativa destaca o papel vital que organizações locais podem desempenhar na proteção do meio ambiente e no fomento de um futuro mais sustentável”, finaliza o presidente do Rotaract Penápolis Leonardo Mioti.

(Com informações A/I Rotaract Club)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade