Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/05/2022

Região: Onda de frio deve impactar na queda das doações de sangue

DA REDAÇÃO
 
A onda de frio que chegou esta semana ao país, e que irá perdurar ao longo do mês de maio, deve impactar fortemente na queda das doações de sangue. Nos dias mais frios, os bancos de sangue sofrem com a ausência dos doadores, pois é quando as pessoas querem ficar um pouco mais no aconchego de seus lares e a doação de sangue deixa de ser prioridade. 
No GSH Banco de Sangue de Araçatuba, a situação é preocupante, pois os estoques sanguíneos já vinham enfrentando queda antes mesmo da chegada do frio. Atualmente, a instituição vem recebendo apenas cerca de 25 doadores por dia, quando o ideal deveria ser de 50. Porém, essa baixa tende a se acentuar nos próximos dias, caso não haja uma mobilização de doadores.
De acordo com Gilson Cirino, captador do Banco de Sangue, o estado é crítico e pode comprometer o abastecimento aos hospitais que atendem pacientes internados em diversos tratamentos e que necessitam de transfusões de sangue.
“Há algumas semanas estamos enfrentando essa situação de queda nas doações e que agora, com as temperaturas mais frias, a tendência é se acentuar. É gostoso curtir um friozinho em casa, mas também é preciso que a população se lembre que os pacientes que precisam de transfusões não podem esperar”, alerta Gilson.
De acordo com o captador, todos os tipos sanguíneos são necessários e bem-vindos. Porém, o "O negativo" é o que está mais em falta, O sangue "O negativo" é considerado universal e pode ser transfundido em qualquer pessoa, pois, em casos de extrema urgência, quando não há tempo para exames que comprovem qual o tipo de sangue do paciente, ele é utilizado pelos hospitais. 
Além disso, o Banco de Sangue tem o protocolo de transfundir bolsas de sangue O negativo em recém-nascidos de até 4 meses quando necessitam de transfusão.
O GSH Banco de Sangue de Araçatuba atende aos doadores de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h, na Rua Gaspar de Lemos, 2 - Jd. Alvorada - anexo ao Hospital Unimed.

(Com A/I àsClaras Comunicação)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade