Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/02/2024

Pronto Socorro passa por melhorias no atendimento

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
O administrador do Pronto Socorro de Penápolis, Caio Costa, comentou as diversas melhorias implantadas no hospital referência em toda a microrregião

DA REPORTAGEM

O Pronto Socorro de Penápolis se tornou referência no atendimento de saúde para a cidade e também para os municípios que compõem a microrregião. Apesar de ser uma unidade de urgência e emergência, o Pronto Socorro se tornou também uma referência em atendimentos de média e baixa complexidade, isso porque esta unidade médica passa a ser o único local de atendimento aos finais de semana e feriados, além do período noturno, quando as Unidades Básicas de Saúde estão fechadas. Desta forma, todas as pessoas que precisam de um atendimento médico passam pelo hospital.
O Pronto Socorro também é referência para os municípios da região, que encaminham seus pacientes para Penápolis, onde também recebem atendimento quando suas respectivas unidades de saúde não oferecem determinados tipos de procedimentos.
Em 2023, foram realizados no Pronto Socorro penapolense mais de 119 mil atendimentos, o que representa uma média de quase 10 mil atendimentos por mês. 
Deste total, mais de 29,5 mil atendimentos foram considerados de urgência e emergência, e quase 90 mil atendimentos considerados não urgentes, ou seja,  atendimentos que poderiam ser realizados em unidades básicas de saúde. Mais de 3 mil atendimentos no ano passado foram para medicação e curativos.
Além disso, quase 50% do total de atendimentos realizados no Pronto Socorro de Penápolis são de pacientes pertencentes aos municípios da microrregião. 
De acordo com o administrador do Pronto Socorro de Penápolis, Caio Rubens Ferreira da Costa, o hospital possui grande fluxo de atendimentos quando as Unidades Básicas de Saúde estão fechadas. “Durante a semana, após as 17h00, aos finais de semana e feriados, o Pronto Socorro passa a ser a única referência de atendimento na saúde em Penápolis. Por conta disso, oferecemos atendimento para pessoas que nos procuram com dores de cabeça, febre leve e outras situações que se caracterizam como não urgentes e são atendidas, independente, da sua condição física, sem contar aquelas pessoas que nos procuram por conta de um curativo que precisa ser feito ou uma medicação que precisa ser aplicada para dar continuidade em seu tratamento, e que são feitas lá”, destacou Costa.
Para atender esta alta demanda, o Pronto Socorro tem passado por diversas melhorias. Uma delas, é a implantação do 4º médico atendendo na unidade, onde ele permanece, durante todo o plantão, para atendimentos de urgência e emergência, enquanto os outros três profissionais do dia ficam responsáveis pelo atendimento clínico. “Essa mudança foi muito significativa, por que, quando chegava uma emergência na unidade, os demais atendimentos clínicos sofriam atrasos, o que gerava acúmulo de pessoas e muitas reclamações. Com essa mudança temos condições de atender a emergência que nos chega e também as demais pessoas que procuram pelo atendimento”, explicou. Atualmente, o Pronto Socorro de Penápolis possui 22 médicos fixos e outros que trabalham cobrindo plantões, numa média de 40 médicos que prestam serviços ao Pronto Socorro. 

Nova estrutura física e informações no sistema
Além destas mudanças que vêm acontecendo no Pronto Socorro afim de agilizar o atendimento, outras melhorias na estrutura do hospital também estão sendo feitas para agilizar, melhorar e humanizar o atendimento prestado no Pronto Socorro da cidade. A informatização nos atendimentos deu mais agilidade nestes atendimentos. De acordo com o administrador da unidade, quando um paciente dá entrada no hospital, é feito um cadastro que passa a ser utilizado a partir daí. “Quando ele dá entrada, este cadastro vai para o setor de triagem, que já chama o paciente para o primeiro atendimento. No computador são preenchidas as informações iniciais, como temperatura, pressão arterial e o que o paciente relata estar sentindo. Essas informações são salvas no sistema, que permite ao médico, quando for realizar o atendimento, já ter todas estas informações em mãos, agilizando o atendimento”, explicou. 
Quando o paciente realiza um exame de raio-x, por exemplo, as imagens também são salvas no sistema, o que permite que o médico tenha acesso mais rápido aos exames. A expectativa para os próximos meses é que o Pronto Socorro deixe de trabalhar com papéis e fichas relacionadas aos pacientes, e que todo o atendimento seja registrado através do sistema, que permite armazenar as informações daquele paciente sobre atendimentos anteriores, gerando um “banco de dados” com seu histórico.

Medicação
Outra mudança significativa foi em relação ao armazenamento e aplicação de medicação aos pacientes. De acordo com Caio Costa, a sala de medicação de pacientes passou a funcionar onde, antes, era a ortopedia, ao lado da farmácia do Pronto Socorro. Isso permitiu que os pacientes tenham mais espaço e conforto na hora de tomar sua medicação, além de oferecer melhor estrutura ao corpo de enfermagem.
A mudança mais significativa passou a ser na distribuição de medicamentos que serão usados para aplicação nos pacientes ainda dentro do hospital. Quando o médico prescreve a medicação a ser aplicada naquele momento, novamente destacando a informatização do PS, a informação é transmitida diretamente para os funcionários da Farmácia do Pronto Socorro, sendo eles os responsáveis pela separação do medicamento prescrito pelo médico. “Quando o paciente chega na sala de medicação, a enfermeira que fará a aplicação vai até a farmácia e retira a medicação correta, sendo preparada e aplicada. Isso permite maior controle daquilo que está sendo usado e toda a medicação é concentrada em um único local, evitando que mais pessoas tenham acesso. Isso já é feito em grandes centros e se mostrou muito mais ágil e seguro, além de organizado”, enfatizou Costa.

Investimento de 950 mil mensal
Outras melhorias estão acontecendo no Pronto Socorro, além da instalação de condicionares de ar em, praticamente, todas as salas, outras estão passando por reformas, entre elas a pediatria, que ganhou ambiente mais aconchegante para as crianças que permanecem em observação na unidade. 
Uma sala também está sendo criada dentro do Pronto Socorro para acolhimento de familiares de pacientes e melhor orientação em casos de óbitos. “Com esta sala, há um ambiente mais aconchegante para receberem as devidas orientações em caso de comunicação de óbitos ou outras situações mais graves envolvendo os pacientes. Isso é muito importante para um momento tão difícil para os familiares. Criamos este ambiente pensando na humanização de nosso atendimento”, enfatizou o administrador do PS. Por mês, são investidos quase R$ 950 mil do Poder Público Municipal no Pronto Socorro de Penápolis. Outras medidas estão sendo tomadas para melhorias ainda mais significativas no atendimento na unidade, além de investimentos que estão sendo feitos para a troca de equipamentos hospitalares.

Estudantes de Medicina
Vale destacar também a parceria feita entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) através de seu Curso de Medicina, onde os estudantes passam a acompanhar parte dos atendimentos prestados no Pronto Socorro. 
Este acompanhamento é sempre monitorado por um médico responsável, onde eles podem se reunir e discutir determinados casos, aprendendo mais sobre a medicina. A parceria permite que, além da participação destes estudantes em campanhas promovidas na área da saúde, eles podem conhecer mais a rotina de um hospital de urgência e emergência, permitindo que, quando formados, possam atuar em Penápolis, ampliando ainda mais o quadro de médicos atendentes nas unidades da cidade.
“Desde que assumimos a administração do Pronto Socorro, temos nos preocupado muito  em oferecer outras melhorias aos pacientes que passam por aqui, realizando muitos investimentos e buscando solução para os problemas que tanto agravavam os atendimentos. Desde o início, tivemos todo o apoio do Prefeito Caique Rossi para que estas mudanças pudessem ser implantadas. A humanização do Pronto Socorro sempre fez parte dos planos do Prefeito e dos nossos também. Graças à essa maneira diferenciada de administrar a saúde, hoje temos um Pronto Socorro mais moderno, com bons profissionais que realizam um ótimo atendimento, diminuindo, de forma significativa as reclamações que tínhamos no passado. Quando temos uma administração séria, como estamos tendo através do Prefeito Caique Rossi, todos ganham, e assim tem sido também com nosso Pronto Socorro”, finalizou Caio Costa.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade