Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/05/2009

Professores aprendem a confeccionar brinquedos

Por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Cultura de Penápolis, mais de 70 professores da rede municipal de Educação Infantil participam da oficina “Brinquedos e Brincadeiras”. A iniciativa visa capacitar os educadores para as técnicas de confecção de brinquedos com materiais alternativos, além de pesquisar os aspectos folclóricos e culturais de brincadeiras tradicionais que podem ser usadas no dia-a-dia como ferramenta pedagógica. Os trabalhos vem sendo desenvolvidos há três semanas na Oficina de Criação da Secretaria de Cultura, sob a coordenação do arte educador Marco Antônio Filippim, que há mais de 20 anos trabalha com projetos culturais voltados à educação. “Os professores das pré-escolas municipais tem se reunido no período noturno em nossa oficina para aprender mais sobre a utilização dos brinquedos e das brincadeiras com as crianças. Tem sido uma ótima experiência, pois aos poucos eles vão descobrindo diferentes formas de trabalhar o lúdico”, comentou o arte educador. “É muito importante que brincadeiras como amarelinha, pula corda, ciranda, balança caixão, cobra cega, queima, esconde-esconde e muitas outras sejam trazidas de volta à rotina das crianças, já que atualmente elas passam muito tempo na frente da televisão, no computador e no vídeo-game, sem conhecer os verdadeiros passatempos de criança”, argumentou ele. O trabalho da oficina tem sido tão amplo que envolve ainda uma grande pesquisa, feita com o apoio do Museu de Folclore, que possui em sua biblioteca específica um vasto acervo sobre o assunto. A coordenação de pesquisa teórica sobre as brincadeiras tradicionais é feita pelo servidor municipal Gilson Moreno Azenha, que atua junto ao Museu Municipal de Folclore.
“A pesquisa teórica tem complementado a parte prática da oficina, fazendo com que o assunto seja abordado de forma geral , considerando cada aspecto e seu impacto nas crianças”, observou Marco Filippim. “As ações da oficina serão concluídas na próxima semana com uma aula onde as experiências de brincadeiras serão aplicadas junto aos próprios professores. Eles vão viver na pele como é participar dessas brincadeiras, sentir o que o aluno sente ao se envolver, e a partir disso poderão avaliar os efeitos desta atividade”. Para a professora chefe do Serviço Municipal de Pré-Escola, Neira Maria Pereira Pinheiro, proporcionar aos professores a realização de oficinas, cursos, treinamento e workshops é uma rotina que procura ser seguida sempre pela Secretaria de Educação. “A formação continuada e o aperfeiçoamento de nossa equipe é uma preocupação constante, já que o objetivo maior é garantir educação de qualidade”, assegurou a professora. Secom – PMP
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade