Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/04/2017

Prevenção: Oficina discutirá importância dos cuidados com a voz

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
A fonoaudióloga Janete Moreira promoverá oficina gratuita sobre cuidados com a voz e a prevenção de doenças

DA REPORTAGEM

Uma oficina sobre saúde vocal será promovida na próxima terça-feira (18) em Penápolis. O evento, que é gratuito, está sendo realizado pela fonoaudióloga Janete Lopes Moreira e tem o objetivo  promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos. 
O evento é em alusão ao Dia Mundial da Voz, comemorado no próximo domingo (16). Segundo a fonoaudióloga, a data tem ganhado cada vez mais importância no calendário graças à conscientização que as pessoas estão tendo sobre a prevenção de doenças que afetam o funcionamento da voz. “A voz é de fundamental importância para a comunicação das pessoas. É através dela que conseguimos nos expressarmos, nossos sentimentos e fazermos sermos compreendidos. Desta forma, é de fundamental importância que as pessoas saibam como se prevenir de doenças e fazer o uso correto da voz no dia a dia, evitando maiores problemas”, comentou.
O encontro acontece a partir das 19h30 no espaço cedido pela Igreja Bíblica Restauração, que fica na avenida Olsen, 14. “A oficina é muito interessante. Vamos trabalhar com dicas de cuidados com a voz, além de falar um pouco sobre as doenças que podem afetá-la, por isso, estamos estendendo o convite não somente para as pessoas que trabalham com a voz, mas também para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre este assunto”, disse a fonoaudióloga. “Uma pesquisa realizada no Brasil mostrou que entre os profissionais que mais são afetados por problemas com a voz são os professores, que precisam da voz para trabalhar, mas que ao mesmo tempo, passam por grandes estresses e longas jornadas no dia-a-dia, que contribui no prejuízo da voz”, acrescentou. Ainda como gesto de solidariedade, pede-se que as pessoas participantes possam contribuir com 1 quilo de alimento não perecível ou com a doação de um agasalho para ser repassados para entidades assistenciais do município. 

Campanhas
As campanhas de cuidados com a voz faz parte da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. A primeira grande Campanha da Voz no Brasil se deu em virtude das comemorações da Semana Nacional da Voz, comemorada entre 12 e 16 de Abril de 1999. O evento foi resultado de uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz e a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.
O tema da Campanha da Voz de 1999, “Não arrisque sua voz - cuide da sua saúde”, centrou-se na prevenção de doenças relacionadas à voz, principalmente o câncer de laringe. Em 2000 o tema “Afine a sua saúde - cuide da sua voz” abordou a voz numa perspectiva voltada à saúde. “Voz é vida, cuide da sua voz” foi o tema de 2001 e indicava uma perspectiva mais ampla que relaciona voz à vida como um todo. Em 2002, 2003 e 2004 foi a vez do enfoque nos profissionais da voz, com os temas “A voz como instrumento de trabalho” e “Voz educada, saúde cuidada”. No ano de 2005 foi criado o slogan “SEJA AMIGO DA SUA VOZ!” e a partir de então o objetivo da campanha é conclamar a população, profissionais da voz ou não, para ações que visem à conscientização da sociedade quanto à importância da saúde da voz em suas várias dimensões. 

Confira dicas da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia para cuidados com a voz:

Fale sem esforço e articule bem as palavras
Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar
Beba 2 litros de água diariamente
Durma bem
Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas
Use vestuário confortável
Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual
Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos
Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas
Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas, chocolate antes de utilizar a voz continuamente
Evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas
Cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente
Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão
No caso de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade