Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/06/2015

Polícia intensifica combate ao crime e reforça ação social

Arquivo/DIÁRIO
Detalhes Notícia
Moradores do Jardim Pevi já entraram em confronto com a PM, sendo necessária ação da Força Tática

DA REPORTAGEM

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou nesta semana os dados estatísticos referentes à criminalidade registrada no mês de maio.
De acordo com o levantamento, Penápolis teve um registro bastante positivo no último mês depois que os números mostraram queda significativa nas ocorrências registradas. De acordo com comandante do pelotão da 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis, 1º tenente Flávio Augusto Bachiega Zambrosi, esta queda na criminalidade, principalmente nos casos de roubos, pode ser atribuído ao trabalho desenvolvido recentemente no bairro Jardim Pevi em combate ao tráfico de drogas e à busca de armas e objetos roubados ou furtados. O bairro possui um histórico de criminalidade e até mesmo confrontos diretos com a Polícia Militar já foram registrados no local. “Por isso resolvemos fazer um trabalho maciço lá onde existem muitas famílias de bem e que acabam sendo prejudicadas com os problemas do tráfico e de violência”, comentou Zambrosi.
De acordo com levantamento apresentado pela Secretaria, o crime que teve maior queda foi o de roubo. Em maio foram registrados 10 casos em Penápolis. Isso significa que caíram pela metade em relação aos registrados no mês de abril, quando 21 roubos foram registrados. 
Outra queda também foi constatada foram os furtos, em maio Penápolis registrou 67 casos ante os 75 ocorridos no mês anterior. Os roubos de veículos também apresentaram números bastante positivos. Em abril deste ano dois casos haviam sido registrados pela polícia local. Já em maio este número foi zerado. Enquanto isso, os casos de furtos de veículos se mantiveram na média com quatro casos ocorridos em maio. Em abril foram três, mas quando comparado a março, ainda é considerado um fator positivo, já que naquele mês sete furtos de veículos ocorreram. 

Ação policial
Segundo o tenente Zambrosi, a redução de crimes na cidade está ligada ao trabalho intenso realizado pela Polícia Militar em algumas áreas de cidade, em especial no bairro Pevi. 
Com histórico de criminalidade e alto número de ocorrências ligadas ao tráfico de drogas, a Polícia Militar decidiu intensificar ainda mais o policiamento na área depois que, em abril deste ano, policiais entraram em confronto com moradores do bairro que queriam impedir a ação policial para prender um bandido que havia roubado dinheiro de um caminhão de bebidas e que na fuga ainda atirou contra um dos policiais. “Este foi o estopim de nossa ação no bairro em combate à criminalidade, em especial ao tráfico de drogas”, comentou o tenente. Com isso uma série de ações foram planejadas e executadas. “Em um primeiro momento, entramos com policiais fazendo Honda pelo bairro a pé, pois queríamos mostrar para a população que estávamos lá de forma pacífica, o que já gerou um resultado bastante positivo. A segunda medida foi iniciar as rondas com viaturas, agilizando os trabalhos de averiguação. Foi a partir daí que iniciamos nossas ações específicas de combate ao tráfico, realizando a prisão de indivíduos que moravam na área e que estavam ligados diretamente ao tráfico de drogas”, explicou. 
Para o tenente, a ação e prisão de infratores geraram um resultado bastante positivo. Segundo Zambrosi, deu-se início no local a um movimento de pacificação. “Estamos garantindo a dignidade dos moradores, que passaram a viver de forma mais tranquila. Com a ação da PM, estamos tirando de circulação os infratores e combatendo a repressão sobre os moradores, que hoje já podem contar, de forma mais aberta, com a presença da PM dentro do bairro”, ressaltou. Ele lembrou ainda que a retirada de infratores de circulação gerou também maior sensação de segurança em toda a cidade. “Isso porque quando prendemos um traficante, por exemplo, estamos combatendo também outros crimes, como o roubo, já que muitas dessas pessoas presas também tinham ligação com os casos de roubos ocorridos”, disse.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade