Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/04/2011

POLÍCIA AMBIENTAL: Novas viaturas reforçam patrulhamento na zona rural

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Novas viaturas reforçam patrulhamento da Polícia Ambientalna zona rural. Ao centro o motor de popa que será utilizado no patrulhamento aquático

DA REPORTAGEM

A Polícia Militar Ambiental de Penápolis apresentou na tarde de ontem, 28, as novas viaturas e equipamentos destinados para auxiliar os trabalhos de patrulhamento e educação ambiental na cidade e região. Elas fazem parte das 138 adquiridas pelo Governo do Estado com objetivo de beneficiar 70 cidades do estado, incluindo Penápolis. Segundo o comandante da 1ª Cia de Policiamento Militar Ambiental, Capitão Mozar Messias de Souza Filho, foram destinadas para Penápolis duas novas viaturas, sendo uma Chevrolet S10 e uma Mitsubishi L200 Triton que serão destinadas para o patrulhamento noturno e atividades de segurança pública na zona rural. As novas viaturas são equipadas com aparelhos de GPS e georreferenciamento para auxiliar nos trabalhos realizados pelos patrulheiros, além de proporcionar maior segurança e agilidade. “Elas são muito bem vindas já que possuem equipamentos que muito nos ajudarão, proporcionando maior agilidade aos policiais em atividades de urgência”, informou.

Patrulhamento aquático
Penápolis também foi contemplada com um novo motor de popa quatro tempos, que segundo Mozar será usado nos barcos utilizados pela polícia ambiental em trabalhos nos rios da região, tanto para a fiscalização ambiental como na segurança pública. “Uma grande preocupação da polícia hoje é quanto ao aumento de roubos e furtos que ocorrem em ranchos e comunidades ribeirinhas. São locais que têm crescido consideravelmente; em conseqüência cresce também o número de ocorrências, por isso a preocupação com relação à segurança”, explicou. Nas próximas semanas o patrulhamento ambiental contará também com uma embarcação tipo pesqueiro que em breve será remanejado para a cidade, uma lancha de médio porte, que servirá de apoio nas fiscalizações. “Com isso teremos ainda mais segurança e agilidade nos trabalhos realizados nas comunidades ribeirinhas”, afirmou.

Educação Ambiental
O capitão Mozar informou que além das duas novas viaturas e dos equipamentos aquáticos, um Fiat Palio Adventure também foi remanejado para as atividades de educação ambiental realizadas na região. “O veículo terá grande utilidade para os trabalhos de educação ambiental, que queremos expandir na região de Penápolis, proporcionando maior integração entre a comunidade e a Polícia Ambiental”, ressaltou. Ele explicou que a idéia é fomentar as atividades da polícia quanto à educação ambiental através de trabalhos em escolas, sindicatos rurais e a comunidade em geral. “Todos podem se beneficiar com tudo o que nossos educadores profissionais podem repassar para a população, desde as crianças das escolas até os produtores rurais”, informou. Dentro do programa “Água Vida”, de responsabilidade da Polícia Ambiental, estão vários projetos como: voluntários ambientais, voluntários escolares, passeios ecológicos, além de outros que objetivam conscientizar sobre problemas e leis ambientais. “O programa foi criado em 1996 e queremos ampliar estes projetos trazendo cada vez mais benefícios para Penápolis, já que se trata de uma cidade onde podemos desenvolver muitos trabalhos com o apoio da população”, comentou. Para o educador ambiental, soldado Alex Sander Pizzólio Ferreira, o programa é de fundamental importância. “Sabemos de vários trabalhos que são desenvolvidos com a população em geral visando o meio ambiente, então queremos contribuir como podemos para que o cidadão ganhe ainda mais”, afirmou. Segundo levantamento, as viaturas e demais equipamentos destinadas à Penápolis têm custo médio de R$ 260 mil fornecidos através do Governo do Estado. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade