Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/08/2014

PM destaca baixo índice de crimes e bônus do Estado

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O Tenente Zambrosi (esq.) e o capitão Flauzino (dir.) da Polícia Militar de Penápolis destacam os resultados dos índices de criminalidade

DA REPORTAGEM

A Polícia Militar de Penápolis divulgou ontem os bons resultados conquistados no primeiro semestre deste ano, referentes aos principais índices criminais na cidade. Quando comparados ao primeiro semestre de 2013, os dados deste ano apresentaram queda significativa. De acordo com o que foi divulgado, no primeiro semestre de 2013, foi registrada uma média 10 roubos por mês, enquanto no mesmo período de 2014 caiu para nove ocorrências, o que resultou em uma diminuição de 8%. Os furtos também tiveram queda. No primeiro semestre de 2013 foram 60 casos por mês, enquanto a média mensal do primeiro semestre de 2014 ficou em 57, ou seja, 4,5%. A queda nas ocorrências apresentada pela PM também pôde ser percebida nos casos de furtos de veículos. No primeiro semestre de 2014, a polícia registrou uma média mensal de 6 ocorrências, contra 6,3 no mesmo período no ano passado. Com isso, o percentual é de 5,3% a menos nos casos registrados no município. A Polícia Militar divulgou também o número de prisões no comparativo entre os seis primeiros meses de 2013 e 2014. No ano passado, 108 pessoas foram presas contra 97 neste ano. No entanto, o número de prisões em flagrante aumentou de 80 nos seis primeiros meses de 2013 contra 82 em 2014. Foram apreendidas 10 armas de fogo em 2013 enquanto no primeiro semestre de 2014 foram 18. Os casos de tráfico de entorpecentes diminuíram de 38 em 2013 para 31 nos primeiros seis meses deste ano. A quantidade de entorpecentes apreendidos passou de 13,325 quilos em 2013 para 1,540 este ano. 

Positividade
Os bons resultados alcançados estão sendo atrelados ao trabalho que a PM vem desenvolvendo nos últimos anos no município. É que afirma o comandante do pelotão da 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis, 1º tenente Flávio Augusto Bachiega Zambrosi. “A dedicação dos policiais que atuam no município tem sido fundamental para este desempenho, além é claro do Apoio do Batalhão e a parceria com a Polícia Civil, Ministério Público, Judiciário”, comentou. O tenente ressaltou também que a elaboração de Planos de Ação tem contribuído para os baixos índices. A medida consiste no acompanhamento diário dos índices, bem como o deslocamento das viaturas durante o patrulhamento pela cidade. “A partir daí conseguimos agir nos locais de maiores índices criminais, podendo realizar uma atuação específica para cada ponto da cidade”, explicou. Para ele, os casos de roubo, furto e furto de veículo são os crimes que mais chamam a atenção da comunidade, por isso um trabalho dinâmico dos policiais é importante para a inibição destes crimes. “O empenho de nossos policiais tem sido fundamental para bons resultados, por isso temos que parabenizá-los pelo esforço, levando para a população resultados, positivos e maior sensação de segurança”, ressaltou. 

Bônus 
Os resultados positivos alcançados pela PM local resultaram na bonificação oferecida pelo Governo do Estado. Em toda a área abrangida pelo Comando de Policiamento do Interior (CPI-10), foram beneficiados apenas os pelotões de Penápolis e General Salgado, que conseguiram atingir os índices estipulados. O programa de metas e bonificação para as polícias do Estado de São Paulo, voltado para a redução dos principais indicadores de criminalidade, oferece um acréscimo no salário de até 8 mil reais por ano, para cada policial. As metas valem para três indicadores: crimes contra vida - homicídio doloso e latrocínio -, roubos em geral, além de furtos e roubos de veículos. O pagamento aos policiais será feito a cada três meses e as metas poderão também ser revisadas trimestralmente. Além disso, os considerados cinco melhores policiais do estado serão bonificados com 20 mil reais por ano, cada um. Na hipótese de todos os policiais atingirem as metas, o governo desembolsaria um total de 700 milhões de reais por ano.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade