Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/02/2008

Penapolenses podem se inscrever em prêmio de dramaturgia

O Núcleo de Teatro da Secretaria Municipal de Cultural de Cultura de Penápolis está colaborando com a divulgação do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva. O prêmio seleciona textos teatrais originais de todos os gêneros, escritos em língua portuguesa por dramaturgos brasileiros e portugueses.
A intenção é proporcionar a todos os interessados a oportunidade de participar. “Sabemos que aqui em Penápolis e também na região, existem muitas pessoas que escrevem textos teatrais e que têm muito talento para isso. É uma ótima chance para todas elas”, comentou o coordenador do núcleo, o professor Luís Carlos Colevatti. As inscrições para o prêmio permanecem abertas até o dia 31 de março no site da Funarte:
www.funarte.gov.br. O Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva é promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Instituto Camões, de Portugal. O texto vencedor será editado em livro e encenado no Brasil e em Portugal. O autor receberá 15 mil euros. Nesta segunda edição do Prêmio, os textos concorrentes devem se inspirar na obra de Padre Antônio Vieira.

Incentivar
O objetivo do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia é incentivar a escrita dramática em todos os gêneros (teatro para adultos, para a infância e juventude, entre outros) e o aparecimento de novos dramaturgos de língua portuguesa, reforçando a cooperação cultural entre Brasil e Portugal. Na primeira fase, quatro peças brasileiras e quatro portuguesas são selecionadas por uma comissão de jurados de cada país. As oito peças são analisadas por um novo júri, composto por brasileiros e portugueses, que elege o texto contemplado.

Padre Antônio Vieira
A escolha do tema desta edição se deve ao quarto centenário de nascimento de Padre Antônio Vieira, comemorado em 2008. Nascido em Lisboa, Portugal, o jesuíta morou por grande parte de sua vida no Brasil, onde defendeu os direitos humanos dos povos indígenas e escreveu sermões que se tornaram obras de referência para o barroco brasileiro. Padre Antônio Vieira morreu em Salvador, na Bahia, em 1697.
Para outras informações, além do site o interessado também pode manter contato com o Centro de Artes Cênicas da Funarte pelo telefone (21) 2279-8010 ou pelo e-mail:
premiolusobrasileiro@funarte.gov.br. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade