Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/10/2014

Penápolis ganhará novo reservatório de água na região do Jardim do Lago

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Perspectiva do novo Reservatório a ser construído no Jardim do Lago V

Enquanto muitas cidades do país enfrentam sérios problemas com a escassez e a falta de abastecimento de água, o município de Penápolis, felizmente, não passa por esse transtorno. O sistema de reservação de água, aliado à conscientização da comunidade para uso racional dos recursos naturais, garantem o abastecimento de água em toda cidade, sem a necessidade de racionamento. 
E comprovando mais uma vez a capacidade de Penápolis no planejamento de recursos hídricos, o prefeito Célio de Oliveira anuncia a construção de um novo reservatório de água na região do Jardim do Lago, cujas obras estão previstas para iniciarem ainda este ano, em um investimento de aproximadamente R$2 milhões, com recursos próprios do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). 
“Essa obra é extremamente necessária, pois temos que nos preparar para o futuro, para que a população penapolense não sofra com a falta de água nos próximos anos”, comentou o prefeito Célio de Oliveira. 
O novo reservatório será construído em uma área do Jardim do Lago V e deverá atender uma população de até 20 mil habitantes, que corresponde aos moradores e futuros moradores do complexo habitacional Jardim do Lago I, II, III, IV, V, VI e Cidade Jardim. “Dessa forma haverá o fornecimento de água com melhor pressão e também a reservação de água nos períodos de estiagem, como enfrentamos nos últimos tempos”, explicou o prefeito. 

Planejamento 
De acordo com a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, a construção do novo reservatório é uma das ações do Plano de Metas da Administração Municipal. “Por meio de planejamento e uma gestão financeira equilibrada, o Daep conseguiu economizar recursos necessários para a construção do novo reservatório cujas obras devem iniciar até dezembro deste ano”, explicou Sílvia Shinkai. 
O prefeito Célio de Oliveira ressalta que há mais de 16 anos o município de Penápolis não investe em reservação de água. O último reservatório construído foi no Jardim Pevi, inaugurado em 1998. “Em 16 anos, a cidade de Penápolis teve um grande crescimento, com a criação de novos bairros e aumento da população, mas até então, o sistema de reservação de água continuou o mesmo de quase duas décadas atrás. Por isso é preciso construir um novo reservatório para que nunca falte água tratada na residência do cidadão penapolense”, destacou o prefeito. 

Reservatório
O reservatório do Jardim do Lago será construído em duas etapas. A primeira iniciada ainda este ano, prevê a construção do reservatório elevado com capacidade de 600 metros cúbicos divididos em duas células de 300 metros cúbicos cada, com altura máxima de 31 metros. 
A segunda etapa da obra será realizada em 2015 e prevê a construção do reservatório semienterrado em concreto armado, com capacidade de 1.000 metros cúbicos; aquisição das motobombas, válvulas de retenção e registro, tubulação de ferro fundido, transformadores e painéis elétricos. Além disso, também será feita a parte de construção civil: casa de bombas, guarita, casa de força e alambrado de proteção. 
Na semana passada, o Daep realizou a sondagem da área e o levantamento do tipo de solo onde será feita a obra. Em breve será aberto processo licitatório para as empresas interessadas em executar a construção do novo reservatório. 

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade