Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/09/2018

Penápolis é a 8ª com menor exposição a crimes violentos

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
Pesquisa do Instituto Sou da Paz com cidades acima de 50 mil habitantes colocou Penápolis entre as mais seguras do Estado

DA REPORTAGEM

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Sou da Paz revelou que no primeiro trimestre deste ano a cidade de Penápolis foi  considerada a 8ª cidade, com população acima de 50 mil habitantes, com o menor Índice de Exposição a Crimes Violentos em todo o Estado de São Paulo. O IECV mede a exposição à violência das regiões da cidade de São Paulo mais. Essas regiões são definidas por Distritos Policiais (DPs). O IECV é norteado por crimes letais, sexuais e contra o patrimônio. Ele permite a comparação da vulnerabilidade da população a esses crimes entre as diferentes regiões e ao longo dos anos.
Segundo o levantamento feito, Penápolis obteve resultados melhores que outras cidades da região, apontando que a exposição à crimes violentos é menor do que em Araçatuba, que ficou com a 121ª posição e Birigui, que foi a 92ª idade.
O levantamento apontou que no primeiro semestre deste ano, Penápolis teve uma pontuação de apenas 10,7 pontos, o que significa que a exposição que a cidade tem à crimes violentos é baixa. Este resultado foi ainda melhor do que o obtido no mesmo período de 2017, quando a pontuação foi 15,8 pontos, o que significa que a exposição à crimes violentos foi menor de 2017 para 2018. No primeiro trimestre deste ano, Penápolis ficou atrás somente de Fernandópolis, Vinhedo, Jaguariúna, Jaú, São Caetano do Sul, Valinhos e São José do Rio Pardo, que foi considerada a cidade com a menor exposição à crimes violentos do estado de São Paulo.

Queda nos índices
Em julho deste ano, o DIÁRIO DE PENÁPOLIS mostrou que o primeiro semestre de 2018 teve nova redução em relação ao número de crimes cometidos em Penápolis nos últimos anos. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo e mostraram que os seis primeiros meses deste ano tiveram um número menor nos casos de roubos e furtos em geral em relação ao ano de 2017. Vale lembrar que no ano passado estes mesmos números já foram os menores desde 2001, quando este levantamento passou a ser divulgado pela SSP o que representa uma nova redução na cidade, mantendo os excelentes resultados.
Segundo o que foi divulgado pela Secretaria, entre janeiro e junho deste ano foram registrados apenas nove casos de roubos em Penápolis. No mesmo período de 2017, este crime somou 11 casos. Já em 2016, os roubos registrados na cidade somaram 24. 
Ainda dentro dos roubos de veículos, Penápolis permaneceu sem o registro deste tipo de crime durante todo o semestre de 2018. O mesmo ocorreu no ano passado, enquanto em 2016 apenas um caso desta natureza havia sido registrado. Durante reunião do Conselho Comunitário de Segurança, o Conseg, de Penápolis, realizada neste mês de setembro, o capitão comandante da Polícia Militar de Penápolis, Luiz Antônio Flauzino, falou sobre os baixos índices criminais em Penápolis, que, pelo terceiro ano consecutivo, vem conseguindo bons resultados.
Segundo ele, a união entre as Polícias Civil e Militar, com os demais órgãos ligados a segurança e a comunidade foi um dos fatores que mais contribuíram para esta redução. “A aproximação da Polícia Militar com a comunidade foi um dos fatores mais influentes. A parceria feita com outros órgãos, como o Ministério Público e Poder Judiciário foi fundamental no combate à criminalidade, fazendo com que estes números tivessem efetiva redução e que Penápolis obtivesse estes bons resultados”, comentou. Flauzino destacou a parceria com a imprensa. “Esta foi outra parceria que nos ajudou muito. Sempre tivemos a imprensa ao nosso lado, nos ajudando na divulgação de dicas de segurança e outros materiais que ajudaram na conscientização das pessoas sobre a importância da prevenção”, acrescentou.
Apesar da redução deste tipo de crime, o capitão ressaltou que o combate ao tráfico de drogas é feito diariamente em Penápolis. Para ele, o combate ao tráfico se deve muito à parceria com a comunidade. “O número de denúncias tem crescido muito, o que nos ajuda no combate ao tráfico e consequentemente no combate a outros crimes, que são abertos através desta prática”, acrescentou o capitão durante o encontro do Conseg.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade