Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/08/2014

Pastoral age voluntariamente em prol de crianças carentes

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Somente no Jardim Pevi são acompanhadas cerca de 150 crianças pela Pastoral da Criança

DA REPORTAGEM

Acompanhar famílias em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o desenvolvimento integral das crianças, suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político. Esta é a missão principal da Pastoral da Criança, organização social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O trabalho nas comunidades desenvolvidos em cidades de diversos países é realizado por voluntariados que se dedicam ao próximo pelo amor à vida. Em Penápolis, o trabalho também é realizado há 10 anos, garantindo a dignidade, o respeito e a valorização de muitas famílias carentes do município. Hoje, em Penápolis, as principais ações são voltadas aos moradores do Jardim Pevi, São Francisco e Silvia Covas por um grupo de voluntários pertencentes à Pastoral ligada ao Santuário de São Francisco de Assis e à Paróquia Sagrada Família. De acordo com a coordenadora de ramo da Pastoral do Santuário, Aparecida de Oliveira Castro, a Dona Cida, o trabalho consiste em acompanhar o desenvolvimento das crianças da comunidade, desde a gestação da mãe até todo o suporte necessário para o bom desenvolvimento da criança através de visitas mensais. Na visita, o voluntário tem a oportunidade de conversar sem pressa com a gestante, os pais e familiares da criança. Com isso, ele pode conhecer melhor a situação de vida e as necessidades das famílias, para poder ajudá-las. Desse modo, ele também ajuda a reforçar laços de confiança e amizade entre eles. “Nosso trabalho com as famílias aqui no Jardim Pevi consiste em saber se a criança está se desenvolvendo, se está passando por problemas, seja na saúde, ou na educação. Nossa missão é garantir os direitos básicos dela, oferecendo mais dignidade e oportunidades diante da sociedade”, explicou. Ela disse ainda que é muito importante as visitas realizadas às gestantes, que precisam receber orientações sobre a importância do pré-natal, de um parto de qualidade, do alojamento conjunto e do aleitamento materno. “Quando há uma gestante na família acompanhada por nós, passamos toda a orientação necessária, como os direitos e deveres, os cuidados na gravidez, alimentação, higiene, vacinação, tudo para que a criança nasça com qualidade de vida”, explicou. 

Crianças
Quando as crianças nascem, o acompanhamento feito pela Pastoral da Criança continua através de seus voluntários, os lideres acompanham e cuidam do desenvolvimento da criança em cada etapa da vida, além de orientar as mães, pais e familiares. “Cada voluntário orienta sobre os direitos, o desenvolvimento e aprendizagem da criança, os sinais de risco para a saúde e dão informações para a prevenção e tratamento da diarreia e de infecções respiratórias”. Além disso, orientações também são repassadas sobre nutrição, higiene, saúde bucal e a imunização das crianças. “Tudo é feito de forma controlada. Cada líder tem a obrigação de anotar todas as informações colhidas sobre as crianças acompanhadas. Somente aquele líder acompanha sua respectiva família, isso facilita o contato entre a Pastoral e a família, havendo uma aproximação grande e assim um melhor desenvolvimento dos trabalhos”, acrescentou Dona Cida. De acordo com a coordenadora de ramo do Santuário, Tania Maria Martines Tomé, entre os trabalhos realizados com as crianças está o acompanhamento nutricional e a pesagem de cada uma delas. Momento considerado, por ela, um dos mais importantes. “Todo mês as crianças acompanhadas pela Pastoral tem que passar por esta pesagem, assim sabemos quando ela está ganhando peso, porque quando está tudo bem, a tendência é que sempre haja um aumento de peso conforme vai crescendo”, disse. Ainda segundo ela, a pesagem de cada criança se torna um momento celebrativo. “É a oportunidade de celebrar a vida, porque quando vemos que a criança está se desenvolvendo bem sabemos que ela está com saúde, então celebramos esta conquista de proporcionar à criança a bênção da vida”, ressaltou. Para tanto, o momento é considerado de festa, com a distribuição de lanches e refrigerante para a garotada. Hoje a Pastoral da criança acompanha 150 crianças no Jardim Pevi e cerca de 70, no residencial São Francisco. Além de voluntários que atuam nas comunidades do Santuário, existem os que trabalham na paróquia Sagrada Família, que atendem cerca de 120 crianças do bairro Silvia Covas. 

Avaliação e preparo
Para ser voluntário da Pastoral da Criança é necessário haver uma preparação da pessoa para que a mesma esteja apta a trabalhar com as famílias. De acordo com Dona Cida, todo o trabalho é realizado de forma séria e competente, havendo o acompanhamento de tudo o que é desenvolvido. “Todo trabalho realizado, precisa ser registrado, assim como cada acompanhamento das famílias. Isso garante organização e competência dos trabalhos desenvolvidos”, acrescentou. Recentemente a Pastoral de Criança de Penápolis participou de assembleia na diocese, objetivando avaliar os trabalhos realizados entre 2013 e do primeiro semestre deste ano. Além disso, serviu para a elaboração do planejamento e plano de ação para os próximos meses. “Hoje necessitamos do trabalho voluntário de pessoas para as visitas e também de mais profissionais da saúde, que possam dar o suporte necessário para gestantes e crianças quando necessário”, revelou. Os interessados em participar da Pastoral da Criança pode procurar a Secretaria do Santuário para se voluntariar. “Toda ajuda é sempre muito bem vinda. Os trabalhos que realizamos são ecumênicos, independente de religião, porque o mais importante é a celebração da vida, é poder ajudar uma criança  um futuro melhor”, acrescentou Dona Cida.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade