Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/11/2016

Passos que Salvam: Penápolis terá caminhada contra o câncer infantojuvenil

DA REPORTAGEM

Assim como diversas cidades do Brasil, Penápolis também participará no dia 27 de novembro da 5ª Caminhada “Passos que Salvam”, promovida pelo hospital do Câncer de Barretos. O evento faz parte da série de atividades promovidas em alusão ao “Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil”, 23 de novembro. Esta é a segunda vez que Penápolis participa do encontro, que tem o objetivo de despertar a conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. A primeira caminhada foi realizada no ano passado e reuniu dezenas de pessoas em uma caminhada pelo Parque Santa Leonor, mesmo local onde o encontro será promovido neste ano. 
Em Penápolis, o evento está sendo organizado pelo grupo, Unidos Pela Vida, estando à frente o coordenador do Hospital em Penápolis, Cleisson Nardo, que tem o apoio ainda de sua esposa, Márcia Richart Nardo. De acordo com os organizadores, o evento tem início marcado para as 08h00. “Assim como ocorreu no ano passado, teremos um evento voltado para a família através da prática de exercícios físicos, entre eles a caminhada. Queremos alertar, além do diagnóstico do câncer infantojuvenil, sobre a importância da prática de atividades que fazem bem para o corpo através de ações que possam reunir as famílias”, informou Márcia. 
A expectativa é que no dia sejam oferecidas frutas aos participantes como incentivo à uma alimentação saudável. Outras atividades também estão sendo organizadas para animar ainda mais a participação do público. 
Kits
O evento é aberto ao público e com participação gratuita. Entretanto, com o intuito de contribuir com os trabalhos promovidos pelo Hospital do Câncer de Barretos, estão sendo vendidos kits para serem usados no dia da caminhada. Cada kit é composto por uma camiseta com a logo da caminhada, um boné e um squeeze. O preço é único de R$ 30 e pode ser adquirido na loja do coordenador, na loja de som automotivo ‘Cleissom’, que fica na rua Armando Silva, 593 – marginal da rodovia Arnaldo Covolan. O telefone para contato é o (18) 3653-4890. “Estes são os kits oficiais da Caminhada confeccionados pelo Hospital do Câncer. Todo o dinheiro arrecadado com a venda dos kits será revertido ao hospital, que necessita de verbas e doações para manter seu atendimento de pessoas de todo o Brasil”, acrescentou. 
Além disso, a loja também é um ponto de referência para doações ao Hospital. Para quem deseja fazer algum tipo de doação no dia-a-dia basta procurar o Cleisson para a entrega do donativo. 

O câncer infantil
Manchas roxas pelo corpo, dores de cabeça, vômito, perda de peso, fraqueza e dores nos ossos parecem sintomas comuns da infância e podem ser confundidos com doenças que acometem as crianças e os adolescentes, mas também podem ser o primeiro sinal de que há algo errado acontecendo. 
Muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores, tais como desinformação dos pais, medo do diagnóstico e até mesmo a desinformação dos médicos.
Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura são muito maiores. Estima-se que as taxas de cura variam de 0 a 60% em países menos favorecidos, mas que poderiam chegar a 80-90% se diagnosticadas precocemente e tratadas em hospitais especializados, como acontece em alguns centros internacionais. A maioria dessas crianças terá vida normal após o tratamento adequado. 
Estima-se que mais de 12 mil crianças sejam diagnosticadas com câncer no Brasil, sendo que apenas 50% receberão atendimentos.
Além disso, o câncer infantojuvenil é considerado a 1ª causa de morte por doença após o primeiro ano de vida de uma criança até a adolescência. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade