Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/04/2007

Orçamento Participativo: Hoje tem reunião na Creche Mutirão

A partir das 20h00 a Prefeitura de Penápolis realiza mais uma reunião do Orçamento participativo 2007. Desta vez será na CEIM (Centro de Educação Infantil Municipal) Mutirão. São convidados os moradores dos bairros Jardim dos Sonhos, Dois Irmãos, Morada do Sol, Vila Ariovaldo, Jardim Morumbi, João de Barro e Jardim Paraíso.

A reunião de hoje será a terceira do Orçamento Participativo deste ano. A primeira aconteceu na noite de terça-feira no Residencial Sílvia Covas e a segunda na noite de ontem, no Haroldo Camilo. Além de apresentar suas reivindicações ao prefeito João Luís dos Santos, os moradores assistem a uma prestação de contas das obras e serviços reivindicados nos anos anteriores e já realizados pela administração municipal.

Para garantir de fato a participação popular na elaboração do Orçamento Municipal de 2008, a cidade foi dividida em 25 setores, onde ocorrerão reuniões para discutir as prioridades de investimento da Prefeitura, conforme a disponibilidade financeira do município. Cada região também elege representantes, um titular e um suplente, para o Conselho da Cidade. No Sílvia Covas a conselheira titular eleita foi a munícipe Maria das Dores, tendo como suplente Roberto Francisco de Paiva.

 

Prestação de contas

Como este é o terceiro ano de realização do Orçamento Participativo na atual administração, na parte inicial da reunião é apresentado aos moradores um balanço do que a administração já realizou em relação às reivindicações dos anos anteriores. “Prestar contas também faz parte da democracia. A população ajuda a definir as prioridades e tem o direito de acompanhar a aplicação do dinheiro público”, afirma Suria Abucarma, secretária de Governo e Gestão Participativa da Prefeitura.

No Sílvia Covas, dentre as reivindicações apresentadas em 2005 e 2006, a Prefeitura já executou a ampliação da escola, onde também implantou o período integral, a construção da quadra coberta, pavimentação de diversas ruas e iniciou a construção da Unidade Básica de Saúde.

Na reunião, o prefeito João Luís também anunciou aos moradores presentes a pavimentação de diversas ruas neste ano, resultado de convênio com a Secretaria de Estado da Habitação. “Já assinamos o convênio de R$ 150 mil e parte do material já está comprada. Em breve vamos asfaltar boa parte do bairro. E continuamos lutando junto ao governo do Estado para conquistar os recursos para pavimentar todas as ruas”, afirmou.

“Com o orçamento participativo é assim, a população participa e a cidade vai melhorando”, comentou Suria Abucarma. A urbanização das áreas verdes do bairro, com implantação de áreas de lazer, foram as principais reivindicações dos moradores para o orçamento de 2008.

 

Próximas reuniões

Além da reunião de hoje, na creche Mutirão, já estão programados os encontros da próxima semana. Na terça-feira, dia 24, será na creche Alphaville, para os moradores do bairro e do Jardim Panorama. Quarta-feira, dia 25, será a vez dos moradores do Jardim Eldorado, Bela Vista, Residencial Ipê e Nossa Caixa II se reunirem no Barracão comunitário do Jardim Eldorado. E na quinta-feira, dia 26, a reunião vai acontecer na Emei Vila Fátima, com os moradores da Chácara Santa Terezinha, Vila Fátima, Vila Santo Antonio e Vila Independência.

 

Zona rural

Neste ano também serão realizadas reuniões nos bairros rurais do Lajeadinho, Córrego Grande, Saltinho do Gallinari, Araponga, Paraguai, Saltinho do Sessenta, Barra Bonita, Centro Rural, Bonito, Cruzeiro, Córrego dos Pintos e Bairro da Bahia. Os encontros serão aos sábados ou domingos, após as missas, conforme calendário que esta sendo organizado pela Secretaria de Governo. Secom – PMP
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade