Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/01/2008

Opção: Cine Clube Funepe começa neste domingo

Com a intenção de realizar um trabalho cultural e de entretenimento para a comunidade penapolense, a Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) em parceria com a Alma (Associação de Letras, Músicas e Artes de Penápolis) promoverá o Cine Clube Funepe, durante todos os domingos, nas dependências da Faculdade. Segundo Lucas Casella, presidente da Alma, o projeto do Cine Clube foi um dos primeiros da Associação, que encontrou na Funepe o parceiro ideal. "Vamos promover a Fundação e levar cultura, entretenimento e informação aos alunos da Funepe, aos associados e demais interessados", disse. Com uma grade de filmes clássicos e polêmicos, outra intenção das sessões é promover debates de temas variados após os filmes, além de reivindicações sobre política cultural na cidade. "Queremos arrebanhar interessados e profissionais culturais capacitados para ampliarmos e melhorarmos o quadro de eventos da cidade. Temos vários projetos que sairão do papel ainda este ano", revelou Casella. Para a Fundação, essa parceria só tem vantagens. “O Cine Clube Funepe vem a inaugurar a primeira, de diversas ações e projetos, que a Faculdade estará oferecendo a Penápolis e região. No caso do Cine Clube, formaremos alunos e cidadãos mais conscientes através da arte do cinema, contando com mais essa ferramenta para a reflexão e debate", disse Sandro da Silva Pinto, coordenador de ensino, pesquisa e extensão da Funepe.

Em cartaz
O Cine Clube exibe neste domingo, 27 de janeiro, às 16h, o filme Cinema Paradiso (Nuovo cinema Paradiso), dirigido por Giuseppe Tornatore em 1988. A película narra a história de um cineasta de sucesso que retorna à sua cidade-natal quando é avisado da morte de um grande amigo de seu passado, que o ajudou a se apaixonar pelo cinema. Uma belíssima história e uma grande homenagem ao cinema vencedora do Oscar de melhor filme estrangeiro.
No dia 03 de fevereiro, sábado de carnaval, acontece a exibição do filme Orfeu Negro (Orphée Noir), de Marcel Camus, co-produzido por Brasil, Itália e França em 1959 e ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1959 e a palma de ouro em Cannes em 1960. É uma legendária versão da peça Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, que foi extraída da lenda grega de Orfeu. A história, ambientada no Rio, durante o carnaval, relata a trágica história de amor entre o condutor de bonde Orfeu e a jovem Eurídice. A maioria das músicas é de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, o início da parceria entre ambos. Luís Bonfá e Antônio Maria também tiveram músicas incluídas no filme.
O terceiro filme a ser exibido em 10 de fevereiro será o clássico considerado por muitos o melhor filme de todos os tempos: Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941), drama dirigido, produzido e protagonizado pelo então jovem cineasta Orson Wells (na época com 25 anos) o filme conta como o repórter Thompson (Joseph Cotten) reconstitui a trajetória do empresário da imprensa Charles Foster Kane (Welles), buscando decifrar o significado de sua última palavra no leito de morte: "rosebud". A morte de Kane comovera a nação e descobrir o porquê daquela palavra se torna uma obsessão para o jornalista, que acredita poder encontrar nela a chave do significado daquela vida atribulada. Para fechar com chave de ouro o primeiro mês de exibições, a Cine Clube  Funepe exibe o filme de ficção Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971), dirigido por Stanley Kubrick. A história se passa num futuro, onde o líder de uma gangue de delinqüentes é preso e usado como cobaia num experimento para frear os impulsos destrutivos. Recebeu quatro indicações ao Oscar. Os filmes serão exibidos no anfiteatro da FUNEPE (Av. São José, 400) e a entrada é franca para sócios, alunos e comunidade em geral. A diretoria da ALMA pede aos associados não se esquecerem do pagamento das mensalidades. (A/I)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade