Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/01/2012

NÚMEROS: Estatísticas revelam diminuição de delitos

DA REPORTAGEM

 

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) divulgou esta semana os números de ocorrências de delitos registrados durante todo o ano de 2011, mostrando que Penápolis teve o menor número de furtos desde 2001. Os roubos também tiveram uma grande queda, sendo o menor desde 2008. Segundo as estatísticas divulgadas pela secretaria, a cidade registrou uma queda nos principais itens avaliados pelo site, sendo eles: homicídio doloso (quando há intenção de matar), furtos e roubos. Quanto a homicídios dolosos a cidade registrou número bem abaixo quando comparados ao do ano passado. Em 2010 foram registrados sete homicídios, em 2011 caiu para três, cerca de 50%. Porém, o número se manteve acima dos registrados em 2009, quando houve apenas dois homicídios.

O número de roubos também apresentou uma grande queda: de 148 casos em 2010 para 93 no ano passado. Em Penápolis só houve número menor de roubos em 2007, quando foram registrados 83 casos. Também segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública, os roubos e furtos de veículos também tiveram queda no ano passado se comparado ao ano anterior. As estatísticas mostram quem foram 76 casos em 2011, e 91 em 2010. Os roubos e furtos de veículos se igualam ao de 2008, quando a polícia registrou o mesmo número de ocorrências. As estatísticas que mais chamam a atenção são os relacionados aos furtos, foi o menor número nos últimos 10 anos. No ano passado houve 742 casos, contra 844 do ano anterior. O maior número de furtos registrados ocorreu em 2001, foram 1.565.

 

Conjunto

Para os 1ºs tenentes da 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis, Sérgio Moreira dos Santos e Fernando da Cunha Bachiega, a redução nas estatísticas da Secretaria de Segurança Pública se deve a uma séria de fatores e não somente a ações da Polícia Militar. Sérgio destaca entre elas a utilização do Centro de Inteligência da Polícia Militar, que procura identificar os locais horários e o modo operante dos criminosos. "Desta forma conseguimos um resultado positivo em operações da PM, afinal temos informações que podem levar a prisão do criminoso", comentou o Sérgio. Outro fator importante é a denúncia anônima, que pode ajudar a polícia a chegar a criminosos mais rapidamente. " Ela é muito importante para que consigamos fazer um trabalho preventivo. Quando um criminoso é denunciado e nós chegamos até ele, evitamos que mais crimes possam ocorrer", disse. Ele informou que quando uma denúncia é feita nome da pessoa jamais é exposto em qualquer documento da PM, como o boletim de ocorrência. O tenente Sérgio ressalta que outro aspecto muito importante para se evitar crimes é o cidadão ser bem informado, estando atento para possíveis atitudes suspeitas e fazendo com que delitos sejam evitados. "Por isso que a divulgação de meios de prevenção através da mídia é importante, para que o cidadão se previna e saiba agir de forma correta durante um delito", explicou.

O tenente Bachiega ressalta que o trabalho da polícia consiste em diminuir, cada vez mais, os delitos ocorridos no município. "Pelas estatísticas do passado estamos conseguindo fazer um bom trabalho diminuindo o índice de criminalidade, sempre contando com o apoio da população", comentou. Bachiega disse que outro aspecto importante para a diminuição de delitos é o fato do bom relacionamento que a PM possui com o Poder Judiciário, Polícia Civil e também com o comando da PM em Araçatuba.

"É por isso afirmamos que esta diminuição se deve a uma ação conjunta, o que possibilita fazermos um bom trabalho, podendo passar uma sensação de segurança cada vez maior para a população", finalizou. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade