Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/02/2008

Meio Ambiente: Consórcio Ribeirão Lajeado vai plantar 25 mil mudas

Detalhes Notícia

O Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, entidade que engloba os municípios de Penápolis, Alto Alegre e Barbosa, tem como meta atingir o plantio de 25 mil mudas até o final do ano de 2008, aumentando assim as atividades de recuperação e preservação desenvolvidas na bacia hidrográfica do Lajeado. Com o início dos trabalhos de plantio na Fazenda São José, no bairro Saltinho do Lajeado, o Consórcio já atingiu boa parte de sua meta para este ano, visto que, somente nesta propriedade estão sendo plantadas 7.500 mudas de espécies nativas.
Entre as espécies plantadas na Fazenda São José estão aroeira e ipê, além de mudas de árvores frutíferas como a goiabeira. O plantio realizado nesta área está sendo feito com a ajuda de um implemento sulcador que, acoplado ao trator, agiliza na abertura dos espaços que receberão as mudas.
“Antes, com o trabalho manual através de enxadas e cavadeiras, eram plantadas aproximadamente 400 mudas por dia. Hoje, com a ajuda do sulcador e do trator são plantadas mais de 1.350 mudas diárias” – informou o coordenado do Consórcio, Carlos Alberto Feltrin. O coordenador explicou que todas as mudas plantadas e conservadas pelo consórcio são fornecidas pela Fundação SOS Mata Atlântica, através do viveiro de mudas da empresa Beta Empreendimentos Agro-Florestais.
“Na atual gestão municipal, até o momento, foi executado o plantio de aproximadamente 60 mil mudas, praticamente sem perdas”, contou ele. Feltrin revelou que em algumas áreas já podem ser vistas muitas melhorias com relação ao plantio. “Um exemplo claro de um trabalho bem feito é o plantio na propriedade do agricultor José Cordeiro, no Saltinho do Lajeado. Nesta área existia apenas vegetação rasteira, mas em dois anos de plantio as mudas já atingiram tamanho adulto”, exemplificou. A propriedade rural citada por Feltrin recebeu as mudas durante a comemoração do Dia Mundial da Água em 2006. A partir de agora a equipe do Consórcio está deixando de tomar conta da área, já que a partir deste estágio as árvores se desenvolverão por conta própria.

Viveiro
As mudas que são recebidas da empresa Beta para o plantio na bacia do Lajeado são transferidas para o viveiro de mudas do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). Isto é feito para que possam atingir um tamanho seguro que garanta que as mudas, quando plantadas, não corram riscos de se perderem. Atualmente, o Consórcio possui uma quantidade de 8 mil mudas em fase de crescimento no viveiro do Daep, cuidadas diariamente por um jardineiro que trabalha no local. Feltrin lembra ainda que o Consórcio estará adquirindo em breve um tanque com capacidade para 5 mil litros d’água, o que auxiliará nos plantios; o mesmo poderá ser levado para qualquer área de reflorestamento, até em períodos de seca.

Contato
Os proprietários rurais pertencentes à bacia hidrográfica do Ribeirão Lajeado que tiverem interesse em adquirir algumas mudas para plantio em suas áreas podem entrar em contato pelo telefone 3654-6100, ramal 134, e falar com o coordenador Feltrin. Secom – PMP

Biólogo parabeniza Consórcio pela atuação

O biólogo Flávio Luís Maschio, responsável técnico do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Avanhandava, visitou recentemente o plantio de mudas efetuado pelo Consórcio Lajeado na Fazenda São José visando conhecer os trabalhos realizados pela entidade. Na oportunidade ele elogiou a atuação do órgão.
Apesar de não fazer parte da bacia hidrográfica do Ribeirão Lajeado, Avanhandava, assim como Penápolis, é integrante do Comitê de Bacias Hidrográficas do Baixo Tietê, e a exemplo do que o Daep e o Consórcio Lajeado já realizaram em Penápolis, está iniciando um trabalho de recuperação ambiental através do plantio de mudas naquela cidade. Flávio verificou in loco algumas áreas de reflorestamento, parabenizando o Consórcio pelo trabalho realizado. “Estamos admirados com o grau de envolvimento dos servidores quanto à questão ambiental. Pudemos ver que eles trabalham com afinco e se não fosse essa força de vontade, não conseguiríamos ter o resultado que vemos hoje”, disse Maschio. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade