Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/01/2011

Médico defende cuidados no desenvolvimento infantil

O médico infectologista e consultor da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal,  Marcos Davi, elogiou o trabalho realizado em Penápolis, através do convênio assinado entre o município e a própria fundação e conduzido pela Associação Unidos pela Vida, que assegura a formação de dezenas de profissionais que trabalham com crianças de zero a 3 anos de idade no município.
Segundo ele, são intervenções importantes que buscam a ampliação da Clínica Pré-Natal e o Desenvolvimento Infantil, com foco nas crianças de zero a 3 anos. “Há muito o que fazer pelo desenvolvimento infantil em todo o mundo e podemos começar nos conscientizando que investir nesse campo é investir no desenvolvimento humano”, disse o médico, explicando que essa atitude deve ser aplicada em sua fase precoce. “Afinal todos passamos pela infância”, refletiu.
Ao analisar todo o projeto, desde o início, o médico disse que está positivamente surpreso com o trabalho desenvolvido desde março de 2010, quando foi realizada a primeira oficina de formação. “A turma de “Formados” saiu a campo e, por sua vez, formou dezenas de outros profissionais que trabalham com crianças no município”, relatou.
Ao todo são cerca de 200 pessoas trabalhando nesse jeito ampliado de cuidar das crianças, transmitindo conhecimento e incentivando novas atitudes e habilidades.
Ele relatou que cerca de 40 ações foram propostas e implementadas, principalmente nas unidades de saúde e educação, pelos participantes (algumas ações se sobrepõem), para ampliar a qualidade dos cuidados às crianças. “Os bons exemplos são tantos que precisaremos comunicar melhor à comunidade essa mudança de atitude no cuidar de crianças que começa a se consolidar em Penápolis”, explicou.
Ele elencou os direitos da gestante e da criança, as redes familiar e de vizinhos, as redes de instituições civis e governamentais e visita à maternidade antes do parto como propostas importantes e que foram trabalhadas durante o ano passado. são alguns do temas que trabalhamos ao longo de 2010 e queremos aprofundar em 2011. Também citou, como fator positivo, os encontros de famílias grávidas, participação do pai no pré-natal, formação educacional dos pais, desenvolvimento infantil saudável e proteção emocional e física das crianças.
“Gostaria de enfatizar que a tarefa de cuidar das crianças é de todos. É bem provável que quando o desenvolvimento infantil se tornar uma prioridade em cada município e depois no país, uma revolução se faça na sociedade, com adultos mais saudáveis física-, mental- e espiritualmente, rumo á obtenção da qualidade de vida a que todos têm direito”, disse o médico, parabenizando todos os envolvidos no bom andamento do projeto.
“Cuidar do Desenvolvimento Infantil é o que de mais importante se pode oferecer à espécie humana”, finalizou.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade