Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/09/2023

Livro de Adelmo Pinho tem noite de lançamento hoje em Penápolis

Imagem/Arquivo Pessoal
Detalhes Notícia
Adelmo Pinho atuou na Promotoria de Justiça de Penápolis e lança, hoje (29), seu novo livro no NAC da Funepe, na praça Dr. Carlos Sampaio

DA REPORTAGEM

Acontece hoje (29), a partir das 19h00, o lançamento do livro “Comer é Necessário; Refletir também”, primeira obra literária do cronista e escritor Adelmo Pinho, Promotor de Justiça que atuou por cerca de 16 anos em Penápolis, e que coleciona uma legião de amigos na cidade, onde recebeu o título de Cidadão Penapolense. O evento será promovido no Núcleo Acadêmico e Cultural da Funepe (NAC), na praça Dr. Carlos Sampaio Filho. O livro do escritor teve seu primeiro lançamento na cidade de Araçatuba, em junho deste ano, porém, devido a sua convivência em Penápolis, também fez questão de trazer sua obra para a “terra de Maria Chica”. 
O livro, “Comer é Necessário; Refletir também”, trata-se da compilação de diversos artigos e crônicas que tem como objetivo levar as pessoas a refletirem sobre temas que o autor pensa ser importante e que mais afligem a sociedade em geral. O título da obra tem relação a algo que é vital ao ser humano, a alimentação (comer), equiparando-a ao ato de refletir, que é exclusivo do ser humano. "Bicho come para sobreviver, como o homem, mas não pensa. A reflexão é uma forma especial de pensamento, algo maior no pensar sobre determinado assunto", explicou.
Segundo ele, a ideia do livro se deu por sugestões de amigos e leitores, que sempre o motivaram a realizar uma compilação de seus artigos e crônicas. “Este livro é diferente no sentido que contém assuntos variados e independentes sobre a vida e a sociedade. Os temas envolvem literatura, filosofia, teologia, história, preconceito, além de outros assuntos polêmicos, como linguagem neutra”, explicou.
Para o autor, o livro representa uma forma de materializar e difundir conhecimentos para outras pessoas, sobre vários assuntos, como justiça, ética, política, corrupção, amizade, entre outros. “É, também, uma maneira de incentivar a leitura, principalmente aos mais jovens. Penso que as boas ideias podem contribuir para a construção de uma sociedade melhor, se as pessoas mudarem, obviamente”, destacou.
Além disso, Pinho destaca que seu trabalho enquanto escritor tem gerado grande retorno de seus leitores, não só pelo livro lançado, mas também, os artigos e crônicas que escreve periodicamente e que são publicados pela imprensa, inclusive pelo DIÁRIO DE PENÁPOLIS, gerando discussões, comentários, ou mesmo críticas pelas pessoas nas redes sociais, na imprensa e na sociedade em geral. “Isso é importante: a reflexão e o debate. Não sou dono da verdade e ideias diferentes são importantes e complementares. Pessoas que nem conheço me abordam na rua e comentam que determinado tema foi útil para sua vida. Isso, para mim, é o que importa. Não procuro, como articulista, cronista ou escritor, projeção social ou midiática, quero somente transmitir algo de bom para as pessoas por meio dessas reflexões”, finalizou. 
O interesse de Adelmo Pinho pela literatura rendeu a ele, um convite para ser fundador e membro da recém-criada Academia de Letras de Penápolis, que teve sua primeira atividade pública em 21 de junho deste ano, assinalando a comemoração do aniversário de nascimento de Machado de Assis, que completaria 184 anos.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade