Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/02/2023

Literatura: Escritor araçatubense lança neste mês livro que enfatiza poesia popular de João do Vale

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Tito Damazo mergulhou na obra de João do Vale há cerca de 50 anos, que se tornou tese de doutorado e do livro a ser lançado no próximo dia 24

DA REDAÇÃO

O escritor Tito Damazo lançará no próximo dia 24, às 19h, o livro “O canto do povo de um lugar”, uma leitura das canções de João do Vale. O trabalho é uma contribuição para o resgate de um dos mais inspirados compositores de música regional nordestina. A noite de autógrafos será na Vila Sophia, Livraria e Cafeteria, em Araçatuba. No evento, a obra publicada pela editora paulistana Todas as Musas será vendida a R$ 20,00.
“O canto do povo de um lugar” é o quinto livro do autor e tese de seu doutorado em Letras (Literaturas em Língua Portuguesa), pela Unesp, campus de São José do Rio Preto, em 2005. Admirador do cancioneiro desde o início dos anos 1970, Tito explica a escolha do personagem: “Sempre fui muito instigado por uma qualidade de João do Vale: ‘Era semianalfabeto e compunha canções que são verdadeiras poesias populares’”.
O livro destaca o engajamento social, o lirismo e a metafísica presentes nas composições do sertanejo preto nascido em Pedreiras, interior do Maranhão, que canta o sofrimento do povo nordestino. “Embora regionais, têm (as canções) um viés universal”, observa o autor, “por outro lado fez canções lírico-amorosas excepcionais”. A arte sofisticada de João do Vale atraiu a atenção da “elite” da MPB, como Chico Buarque, Tom Jobim, Nara Leão, Alceu Valença, entre outros, que gravaram suas canções.
Tito dividiu o trabalho do autor de “Carcará” em quatro vertentes: “Engajamento do cancionista”, “Patrimônio social e cultural do povo daquele lugar”, “Os traços da espiritualidade: crenças e crendices” e “A lira diletante”. Uma canção que exemplifica a primeira vertente é a engajada “Sina de caboclo”; os exemplos da segunda são as popularíssimas “Peba na pimenta” e “Coroné Antônio Bento”; quanto à terceira, “Oricuri” e “Canto da Ema”; “Na asa do vento” e “Estrela miúda” ilustram a quarta vertente.
Desde que se tornou fã, há mais de 50 anos, o escritor mergulhou na obra do poeta popular. Quando terminou o mestrado, cuja dissertação resultou no livro “Ferreira Gullar: uma poética do sujo”, decidiu por João do Vale para o doutorado. Apesar de serem maranhenses, a sofisticação de ambos se dá pela diferença entre eles: o primeiro por ser “cult” e o segundo, por ser “naïf”.
Tito sentiu que seu personagem encontrou certa resistência por parte de alguns avaliadores da banca do projeto de pesquisa, principalmente por se tratar de um semianalfabeto. Além de iletrado, o artista viveu uma vida simples e morreu na miséria, como morrem os do seu lugar, mas deixou mais de 200 canções registradas em seu nome (fora as que vendeu para sobreviver antes de ganhar notoriedade). João morreu em 1996 aos 62 anos, depois de ter sofrido um derrame cerebral.

Autor
Francisco Antônio Ferreira Tito Damazo é autor de cinco livros: “Insubmissão” e “Contrabaixo”, ambos de poesia, “Sob a batuta do bicho grilo”, infantojuvenil, “Ferreira Gullar: uma poética do sujo” e “O Canto do povo de um lugar”, resultados de trabalhos acadêmicos. É ocupante da cadeira número 17 da Academia Araçatubense de Letras (AAL), cujo patrono é Carlos Drummond de Andrade, e da qual foi presidente por três mandatos. É diretor de escola de ensino oficial e professor universitário aposentado, como também colunista do jornal Folha da Região, de Araçatuba.

SERVIÇO:

Livro: “O canto do povo de um lugar”
Preço: R$ 20,00
Lançamento: Dia 24/02, 19h
Local: Vila Sophia, Livraria e Cafeteria
Endereço: Rua Fernando Costa, 223, Higienópolis, em Araçatuba-SP.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade