Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/03/2014

Limpeza: Novo Ecoponto está em construção na Cidade Jardim

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Novo Ecoponto atenderá demanda dos bairros Cidade Jardim, Jardim do Lago I, II, III, IV e V

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) deu início à construção de uma nova unidade de Ecoponto na cidade. Trata-se do bairro Cidade Jardim, cuja localização fica na avenida Sargento Moura. As obras tiveram início há cerca de 10 dias, e encontram-se em fase de nivelamento do terreno e construção de um muro de arrimo.
De acordo com informações da presidente do Daep, Sílvia Shinkai de Oliveira, a obra está sendo realizada com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, que está responsável pela execução do trabalho. 
“Infelizmente já foram abertas duas licitações para contratação de uma empresa visando a construção deste Ecoponto, sendo uma em 2012 e outra em 2013, mas não houve interessados. Desta forma o trabalho está agora sendo efetuado pela Secretaria Municipal de Obras, que mesmo em meio às suas muitas atribuições está colaborando nesta causa”, comentou Sílvia.
Ainda de acordo com a presidente, o terreno do novo Ecoponto mede 1.765 metros quadrados. O local receberá cinco caçambas para o depósito de entulhos e terá também uma guarita, além de um depósito com 23 metros quadrados, construídos em alvenaria. “Teremos também uma entrada principal, e o espaço será todo cercado por um alambrado”, completou Shinkai.
De acordo com ela, a previsão para o término da obra é 90 dias. Para esta obra o Daep está investindo recursos próprios da ordem de R$ 34.415,64. O Ecoponto Cidade Jardim vai atender a demanda dos bairros: Cidade Jardim, Jardim do Lago I, II, III, IV e V.

Descarte
Atualmente, Penápolis possui quatro Ecopontos que foram criados para receber entulho de pequenos reparos em construções e podas de galhos de árvores e limpeza de jardins. Para quantidades maiores de entulho, existe uma área própria ao lado da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos. Não é permitido depósito de lixo doméstico e reciclável nos Ecopontos. 
Em caso de animais mortos, o contribuinte deve ligar para o 0800-170-195 que o DAEP – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis recolhe o animal com um veículo apropriado e dá a destinação correta no Aterro Sanitário. 
Segundo a diretora presidente do Daep, quem jogar lixo em lugar impróprio está sujeito à multa. 
“O trabalho de fiscalização e orientação já foi intensificado para solucionar esse problema, pois ainda existem vários pontos impróprios que detectamos o descarte de lixo”, destacou Sílvia. 
“É importante jogar o lixo no local correto e respeitar o meio ambiente para manter nossa cidade limpa, mais bonita e agradável para se viver. Não adianta criticar e deixar de colaborar. É preciso contribuir”, frisou ela.
Os Ecopontos funcionam todos os dias, das 07h às 19h, inclusive finais de semana e feriados. Confira os endereços: Jardim Pevi - rua Elpídio Ribeiro 400; Jardim Tropical - rua Matias Martins Garcia 739; Jardim Del Rey - avenida Avelino Bilche Filho 1.190; Parque Industrial - rua Francisco Colnaghi 850. Secom – PMP

 

Ação no Santa Leonor também tenta conscientizar população sobre descarte do lixo

Preocupada em sensibilizar a comunidade em busca de uma cidade mais limpa e mais organizada, e consequentemente mais bonita e agradável para se viver, a Administração Municipal, através do Daep e do CEA (Centro de Educação Ambiental) promoveu na semana passada um “Dia D” de mobilização no Parque Santa Leonor. A iniciativa ocorreu dia 28 e serviu para pedir aos munícipes que não joguem lixo na via pública, especialmente às margens do córrego. 
Para tanto, funcionários do Centro Ambiental e do próprio serviço de limpeza pública, como garis, abordaram os munícipes para fazerem uma ação corpo a corpo, com orientações sobre a importância do descarte correto do lixo. As abordagens ocorreram em especial no período da manhã e final da tarde, quando é maior o fluxo de pessoas que utilizam o Parque Santa Leonor para caminhadas, passeios de bicicleta, entre outras atividades físicas. 
Além da intervenção corpo a corpo também foi realizado um  pedágio e um bate papo com os jovens que frequentam o espaço, aproveitando a grande movimentação provocada principalmente pelo período de Carnaval. O destaque da conversa foi a importância da preservação daquela área de lazer, que principalmente aos finais de semana e feriados, costuma amanhecer com lixo espalhado, depredação e garrafas quebradas, provocando danos ao meio ambiente e oferecendo riscos e incômodos aos moradores da região.
De acordo com a presidente do Daep, Sílvia Shinkai de Oliveira, esta atividade no Parque Santa Leonor faz parte do projeto “A cidade que queremos”, elaborado e desenvolvido pelo CEA, cujas ações iniciam pelo Parque, mas serão realizadas com a população de todos os bairros da cidade, ao longo deste ano e início de 2015. 
“Ainda há lixo depositado em vários locais impróprios na cidade como sarjetas, terrenos vagos, bueiros, rios, margem de estradas e praças. Precisamos e vamos mudar isso, com a ajuda de todos”, disse. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade