Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/11/2016

Investimento Turismo ganha força com inauguração de vinícola

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Vinícola oferece visitação para se conhecer a produção e armazenagem do vinho

DA REPORTAGEM

Foi inaugurada nesta semana em Penápolis a primeira vinícola do noroeste paulista. Um empreendimento do empresário Fábio Ferracini, que se destaca na cidade pelo seu envolvimento com o vinho.
A vinícola fica na Estrada do Mineiro, ao lado do Centro de Treinamento do Penapolense e se destaca no local com seu parreiral à beira da estrada com 640 pés de uva, com toda a estrutura dos 1,6 mil metros quadrados de área construída.
A solenidade de inauguração contou com a presença de convidados do empresário, familiares, além do prefeito Célio de Oliveira e imprensa. Também esteve presente o enólogo e responsável pela vinícola, Gustavo Arbugeri. A inauguração foi marcada ainda por uma bênção católica feita pelo padre Joaquim, da paróquia de Santa Clara de Assis.
Segundo Ferracini a ideia do espaço é resgatar a qualidade turística de Penápolis. “Claro que nosso foco é relacionado à produção e envase, porém, nossa ideia é usar a vinícola para atrair pessoas para a cidade e consumir no comércio local, usando hotéis, postos de gasolina entre outros. Com as pessoas vindo até Penápolis para conhecer a vinícola, queremos fomentar ainda o comércio local”, afirmou. 
Além do espaço voltado para a produção e armazenamento do vinho, a vinícola possui ainda um espaço de festas e eventos.
A área onde está localizada a vinícola, de 2,1 hectares, foi adquirida pelo empresário em 2013, que no ano seguinte deu início à sua construção. Hoje, a indústria possui capacidade para produzir até 40 mil litros/ ano entre vinhos e cachaça artesanal. Hoje o grupo possui uma gama de produtos, sendo a linha La Casa Centenária, com todos os vinhos de mesa, entre bordô, branco com a uva Niágara e o suco de uva. Na linha Ferracini são produzidos o Cabernet Sauvignon, o Merlot e o Tannat, além de dois espumantes também da linha Ferracini, sendo o do tipo Brut – com 100% de uva chardonnay – e o Moscatel adocicado. 
Na oportunidade da inauguração da vinícola, o empresário lançou ainda o frisante Rafaelle, feito com uvas moscato. A expectativa é de que em breve seja lançada ainda a Cachaça Waldomiro, envelhecida em carvalho americano e o Amendoim, sendo esta a cachaça branca. “Como se pode ver estamos com uma série de produtos, sendo todos de ótima qualidade. Queremos abrir uma nova oportunidade de turismo em nossa cidade e oferecer para as pessoa uma ótima opção de presente, levando nossa marca e nome de nossa cidade para todo o país”, enfatizou Fábio.

Visitas
Para quem se interessa por vinho e gostaria de conhecer um pouco mais sobre a produção feita em Penápolis, o empresário explica que as visitas, no início, serão monitoradas e feitas através de agendamento. “Nossa visitação começa desde os parreirais, explicando as uvas que nós temos, explicando seu cultivo e manejo. O visitante vai ter a oportunidade de conhecer ainda como é feito o esmagamento da uva e sua fermentação, o envelhecimento e também o envase e o arrolhamento, tudo através de um tour em nosso espaço”, explicou. 
A degustação também é inclusa na visitação. “Temos um espaço onde o visitante poderá degustar nossos produtos e adquirir aquilo que ele quiser”, ressaltou. Grupos interessados e visitarem o espaço podem entrar em contato através do telefone (18) 3652-4334. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade