Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/11/2008

Horta Comunitária produz rabanete gigante de 4,3kg

E mais uma vez o Projeto Horta Comunitária, mantido pela Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Penápolis surpreende a comunidade com a produção de tubérculos gigantes. O fato aconteceu essa semana na Horta Comunitária do Residencial Florença, com a colheita de um rabanete gigante, pesando 4,3 quilos.

O dono do canteiro, Reinaldo Polon de Almeida, 32 anos, disse que há 3 anos cultiva rabanete, cenoura, beterraba e diversas hortaliças, mas é a primeira vez que um rabanete cresceu tanto em seu canteiro. “Plantei as sementes há uns quatro meses; com dois meses de cultivo, fiz a colheita e percebi que um entre eles apresentou desenvolvimento especial. Deixei que ele ficasse no canteiro por mais tempo e foi crescendo cada vez mais sem rachar. Eu já vi beterraba crescer bastante, mas nunca vi um rabanete crescer tanto!”, admirou-se Reinaldo Polon.

O técnico agrícola da Prefeitura, Márcio José de Farias, explica que alguns fatores podem ter contribuído para o crescimento exagerado do tubérculo, já que foi cultivado apenas com água e adubo orgânico, igual aos outros alimentos. “Normalmente, o ciclo de um rabanete é de 30 a 40 dias, e este ficou bem mais tempo sem ser colhido. Além disso, ele teve espaço suficiente no canteiro para seu crescimento”, analisa. O dono do rabanete gigante afirma que agora que já colheu o tubérculo, vai levá-lo e fazer uma grande salada para a família. “Em casa, minha mulher e meus filhos também gostam de comer rabanete. Será uma surpresa quando eu chegar com um desse tamanho”, brincou Reinaldo Polon.

 

Outros gigantes

O coordenador da Horta do Florença, Derli Fiel David, 41 anos, conta que durante os seis anos de existência dessa horta comunitária no bairro, já aconteceram outros casos de alimentos gigantes. “Já tivemos beterraba, nabo e um pé de alface que cresceram mais que o normal. Agora foi o rabanete”, contabiliza. Ele ainda agradece o apoio da Prefeitura na execução desse projeto que contribui para uma alimentação de qualidade das famílias do bairro.

O técnico agrícola Márcio de Farias também lembrou que esse fenômeno de crescimento anormal de legumes já havia acontecido antes em outras Hortas Comunitárias, como é o caso do chuchu e mandioca gigantes que foram colhidos na Horta do Jardim Del Rey; as beterrabas de quase 5 quilos da Horta do Boa Vista e o repolho gigante que cresceu este ano na Horta da Cidade Jardim, no canteiro de Berenice Teixeira. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade