Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/07/2020

Heroína: História de policiais da região ganha destaque no Estado

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
Gabriela, ainda pequena, já via a PM Regiane como sua heroína nas aulas do Proerd em Glicério

DA REDAÇÃO

Alguns ídolos e heróis de infância podem servir como referência positiva durante toda a nossa vida. De acordo com especialistas em educação e psicologia, mais do que ativar o imaginário e estimular a criatividade das crianças, a presença de personagens ou pessoas que sirvam como referência e exemplo nos primeiros anos de existência ajuda na formação do caráter dos indivíduos, na construção de identidade, na compreensão de muitos aspectos da vida social e na diferenciação entre o bem e o mal.
Esse conteúdo teórico construído em mais de 100 anos de estudos do comportamento e das funções mentais do ser humano se confirma na prática em histórias como a da soldado Gabriela Ocanha, atualmente designada no Cco. "Até então eu praticamente só conhecia policiais homens. Eu ficava alucinada com aquela mulher com a farda, de saia e salto alto. Ela parecia gigante, uma super-heroína. Eu queria ser igual a ela”, afirma Gabriela.
Em 2005, aos nove anos, Gabriela conheceu Regiane e a nomeou como sua super-heroína. E conforme afirmam os especialistas, as referências de seu ídolo de infância a acompanham até hoje, fizeram e ainda fazem a diferença em momentos importantes de sua vida. 
Gabriela foi aluna de Regiane no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), curso desenvolvido pela PM em convênio com escolas públicas e particulares, quando cursava o 4º ano do ensino fundamental em Glicério.
A admiração pela primeira mulher policial que ela via de perto foi instantânea. 
O fascínio pela professora policial cresceu ao longo do curso e até hoje Gabriela reconhece a importância de Regiane na sequência de sua história. “Com certeza, ela fez a diferença para mim e para muitas pessoas da minha turma. Naquela época, quando minha mãe reprovava alguma atitude minha, ela dizia que iria chamar a Regiane", revela.
Outra herança significativa do Proerd para a jovem policial foi o prêmio de melhor redação ao final do curso. Ali também já se anunciava uma vocação que seria seguida no futuro, junto da carreira militar. Além de formada pela Polícia Militar de São Paulo, Gabriela está finalizando o curso universitário de jornalismo.
Sobre sua formação na polícia, ela afirma que não tinha planejado um dia entrar para a instituição, mas reconhece que a referência de sua heroína pesou na decisão. “As coisas foram acontecendo e quando surgiu a oportunidade, não tive dúvidas", ressalta.

Reencontro
Para a ex-professora do Proerd, o sucesso da antiga aluna não é uma surpresa. As duas se reencontraram inesperadamente dez anos depois, em 2015, no Comando de Policiamento de Araçatuba. Gabriela fazia o curso de formação de policiais, enquanto Regiane passava pelo EAP (Estágio de Atualização Profissional) realizado anualmente pela Polícia Militar para todos os agentes de segurança. "Fiquei extremamente emocionada. No começo não a reconheci, porque naquela época ela era uma criança, tinha carinha de bebê, e hoje é uma mulher. Mas depois me lembrei dela e senti um orgulho imenso. A Gabriela é uma pessoa especial, tenho certeza de que ela terá um futuro maravilhoso”, ressalta a cabo Regiane, que este ano completa 24 anos na Polícia Militar e é atuante em Penápolis.
Por questões pessoais, Regiane teve que deixar os cursos, mas guarda boas recordações desse período. "Fiz várias coisas na Polícia, mas o trabalho com o Proerd foi uma das mais estimulantes e mais gratificantes. Além da Gabriela, tive muitos alunos em cidades da região de Penápolis que hoje também são exemplos de cidadãos. Ali plantamos uma semente muito importante para as crianças”, reforça.
Regiane também se emociona com o fato de ser considerada uma heroína e referência para seus ex-alunos. "Sou bastante discreta, não gosto muito de exposição, mas o sentimento de ser um exemplo positivo para essas pessoas é indescritível. Sou muito grata por ter tido a oportunidade de me aproximar de tantas crianças”.
Agora amigas, Gabriela e Regiane mantêm contato permanente. Um novo encontro estava marcado para o Dia da Policial Feminina, celebrado em 12 de maio, mas foi adiado por conta da pandemia de coronavírus. Outra data será definida assim que terminar o período de isolamento social. Enquanto isso, a policial que um dia desejou ser igual ao seu ídolo se prepara para seguir mais um exemplo da professora. Gabriela planeja dar aulas no Proerd e em breve também poderá se tornar a heroína de várias crianças. 

(Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade