Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/08/2018

Gualter e Vizoni: Lixo e entulhos geram mais reclamações de moradores

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Em uma área verde foram encontradas sacolas de lixo, roupas velhas e outros materiais descartados de forma irregular

DA REPORTAGEM

A reclamação dos moradores do bairro Pevi, em Penápolis, sobre o descarte irregular de lixo e entulho em áreas públicas do bairro e mostrada pelo DIÁRIO DE PENÁPOLIS no início do mês, chamou a atenção de moradores dos bairros Gualter Monteiro e Residencial Osvaldo Vizoni que também estão sofrendo com o mesmo problema por conta da falta de respeito por parte de algumas pessoas que acabam fazendo o descarte irregular de lixo e entulhos em algumas áreas destes bairros.
Segundo os moradores destes bairros, alguns pontos se tornaram fixos no descarte irregular de lixo e entulhos. Um destes pontos é a rua Jacinto Fernandes, que possui diferentes locais onde ocorre o descarte irregular. 
A reportagem esteve no local para conferir e constatou que que em uma área verde nesta rua existe o descarte de diferentes materiais. Sacolas contendo lixo e diferentes entulhos, diversas peças de roupas jogadas no local, que fica bem próximo de algumas residências. 
Alguns moradores próximos comentaram que a Prefeitura está sempre fazendo a limpeza do local, mas que muitas pessoas, a maioria moradores do bairro, acabam jogando mais lixo e entulhos no mesmo lugar, o que dificulta a manutenção de limpeza do espaço. Muitas vezes, os moradores acabam tendo que conviver com o mau cheiro. 
Outro ponto onde a reportagem constatou descarte irregular de entulho fica na própria rua, alguns quarteirões à frente e próximo de uma escola infantil. Neste ponto o descarte é feito em cima da calçada de um grande terreno, sendo possível encontrar diversos tipos de entulhos entre galhos de árvores e restos de construções. 
Já na rua Thomas Beneduzzi de Paiva, também existem reclamações de entulhos jogados próximo de casas. No local, as pessoas desrespeitam até mesmo uma placa instalada pela prefeitura que alerta para a proibição do descarte de lixo no local. 
Durante a presença da reportagem nos locais, os moradores ressaltaram que o problema é antigo. Eles reconheceram que a limpeza e feita de forma constante, mas que o problema se repete sempre, pois as pessoas usam o local de forma inadequada para o descarte de lixo.
O problema também é de conhecimento do Daep. Em outras matérias feitas pelo DIÁRIO, o presidente do Departamento, Edson Bilche Giroto, já havia ressaltado que a limpeza nestes locais é feita semanalmente.
Segundo ele, o desrespeito por parte de algumas pessoas ainda é grande ao insistirem no descarte irregular. “O problema é que nós fazemos a limpeza numa semana e quando retornamos na semana seguinte a situação já e a mesma novamente. Falta conscientização de algumas pessoas sobre o problema que traz para as pessoas próximas e também ao meio ambiente”, comentou. 
É justamente pensando nesta questão da conscientização que o Daep promove, regularmente, diversas campanhas alertando as pessoas sobre os problemas que o descarte irregular causa, muitas destas campanhas são realizadas através do Centro de Educação Ambiental (CEA), que atua entre as crianças e adolescentes. “Nas campanhas estão os alertas em meios de comunicação, a distribuição de panfletos e até mesmo de porta em porta, conversando com as pessoas”, acrescentou. 
Penápolis possui seis Ecopontos que recebem diversas toneladas de entulhos todos os dias. Já existe um projeto do Daep para a instalação de um Ecoponto no bairro Silvia Covas, facilitando o descarte dos moradores do Gualter Monteiro e Vizoni. 
Os Ecopontos recebem entulho de pequenos reparos em construções, restos de limpeza de jardins e galhos. A coleta de lixo orgânico é realizada casa a casa, três vezes na semana e a coleta seletiva é realizada semanalmente em todos os bairros da cidade. 
Vale destacar que a legislação municipal prevê multas em casos de descarte irregular como vem ocorrendo no bairro. Se o descarte ocorrer em um terreno particular e não é possível identificar o autor, o proprietário é notificado e, se não realizar a limpeza em 24 horas é multado em 30.45 UFP’s. Em caso de flagrante ou denúncia, a notificação é realizada no endereço da pessoa responsável pelo ato. A multa é do mesmo valor.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade