Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/02/2022

Funepe: Biblioteca promove exposição de mandalas neste mês

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Obras ficarão expostas de 14 a 23 fevereiro das 9h às 22 no Campus I

DA REDAÇÃO

A Biblioteca da Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), mantenedora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE), em uma parceria com a Coordenadoria de Extensão, promove neste mês de fevereiro a Exposição ‘Mandalas’, apresentadas pelas artistas Solange Ruíz Chotolli e Vânia Guimarães Torciano. 
As obras ficarão expostas de 14 a 23 fevereiro das 9h às 22 no Campus I, situado na Avenida São José, 400 – Vila São Vicente, no prédio da Biblioteca ”Prof. Dr. José Fulaneti de Nadai”. O evento cultural é aberto ao público e também serve de inspiração artística para os alunos que ali transitam no dia a dia. 

Artistas
As artistas Solange e a Vânia encontraram na arte de pintar mandalas um caminho para se reconectarem interiormente. Ambas iniciaram na arte do pontilhismo para pintura no Ateliê de Mary Simon Villanova. Após os primeiros passos nessa arte resolveram dedicar mais tempo para pesquisa e aprendizado em outras técnicas de pintura, e a partir deste trabalho em conjunto decidiram, juntas, criar a marca “Mãos Arteiras Plis” para divulgar e comercializar a arte. 
Para a Vânia e a Solange os benefícios de fazer e pintar uma mandala são muitos; é um momento em que ficam concentradas e canalizam toda atenção para essa arte, exercitando a criatividade e o seu poder de decisão ao lidar com a escolha de cores e padrões geométricos distintos. Segundo as artistas, é também uma oportunidade maravilhosa de abrir o coração para a criatividade, a intuição e o amor.
 
Obras
Mandalas são desenhos de formas geométricas que se desenvolvem a partir de um mesmo centro. A palavra provém do idioma sânscrito, considerada uma língua morta com origem na Índia, e significa Círculo. 
As obras produzidas pelas artesãs podem compor decoração de ambientes com espelhos e também objetos como chaveiros, marca páginas, porta- copos, entre outros. 
Culturalmente, as Mandalas servem como uma forma de concentração para a meditação, o que promove o foco artístico nas formas e a construção do desenho como parte de extrema relevância na obra. As formas, sempre coloridas, podem ser criadas com diversos materiais; no caso das artistas Solange e Vânia, os trabalhos são em MDF.
 
(Com A/I Funepe)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade