Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/04/2008

Ferrovia: Prefeito apresenta estudo do Ministro dos Transportes

Acompanhado do deputado federal Devanir Ribeiro (PT), o prefeito de Penápolis João Luís dos Santos participou de audiência com o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, na última quarta-feira, dia 2, em Brasília. Na ocasião, o prefeito apresentou ao Ministro o estudo preliminar para construção do contorno ferroviário em Penápolis, retirando os trilhos da área central da cidade. O Ministro autorizou a elaboração do projeto, visando a realização da obra no futuro. “Demos mais um passo importante para realizar esse sonho de toda a população penapolense. É um trabalho que estamos realizando desde 2005, quando abrimos esse debate com o DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes. No ano passado o DNIT autorizou a realização dos estudos preliminares, que agora apresentamos ao Ministro”, explicou João Luís. “A ferrovia foi fator decisivo no desenvolvimento e consolidação do nosso município. A antiga estação Afonso Penna deu lugar à cidade de Penápolis. Hoje, porém, a ferrovia traz diversos problemas, inclusive na área da segurança”, afirmou o prefeito. No estudo técnico que o prefeito entregou ao Ministro Alfredo Nascimento, foram expostos vários argumentos favoráveis à retirada dos trilhos do centro da cidade. A segurança é um desses fatores, já que o aumento do tráfego de trens, cada vez com maior número de vagões, aumenta também a possibilidade de acidentes. Outro fator é a unificação da cidade, que hoje está dividida em dois setores pelos trilhos. Há ainda a questão dos vigias que a Prefeitura mantém nas cancelas da estrada de ferro. Hoje são 30 vigias que se revezam nas cinco cancelas, trabalhando em turnos ininterruptos para evitar a ocorrência de acidentes. Com a retirada dos trilhos, esses vigias serão remanejados para outros setores do município, atuando, por exemplo, na vigilância de praças e prédios públicos.

Realizar o sonho
O Ministro dos Transportes, diante das explicações do prefeito e do estudo técnico apresentado, considerou que a construção do contorno ferroviário é uma obra necessária para o município de Penápolis. “Vamos trabalhar para que esse sonho de Penápolis se torne realidade o mais rápido possível”, afirmou Nascimento. O deputado Devanir Ribeiro também manifestou apoio ao projeto. “Conheço Penápolis e sei do custo que a ferrovia representa para a cidade, com a manutenção de vigias nas cancelas”, disse. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade