Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/09/2023

Estação de Tratamento de Esgotos: Daep atinge a marca de 50% no desassoreamento

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Investimento total para a conclusão do desassoreamento foi de R$ 4 milhões

DA REDAÇÃO

A Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental, Daep, alcançou um marco significativo ao completar 50% do processo de desassoreamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Maria Chica. Esse empreendimento consiste na remoção e desidratação dos resíduos acumulados na ETE por meio de bombeamento.
A primeira fase desse projeto envolveu a construção de um tanque impermeabilizado com capacidade para 15.000 m³, projetado para receber os sedimentos mais sólidos dragados das lagoas. Após a retirada dos resíduos, o material sólido está passando por um processo de desidratação e acondicionamento, a fim de ser posteriormente destinado ao aterro sanitário. Além disso, está em andamento a recuperação do efluente drenado, que é bombeado de volta à lagoa, seguindo todos os padrões ambientais vigentes.
O investimento total de R$ 4 milhões para a conclusão do desassoreamento da ETE foi obtido por meio de recursos próprios (20%) e um financiamento (80%) realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Agência Desenvolve SP. 
"Esta é uma das melhorias mais relevantes no tratamento de esgotos domésticos em Penápolis, sendo a última dragagem de sedimentos realizada em 1998. Os sedimentos retirados foram acumulados nos últimos 21 anos de operação das lagoas", afirmou o Presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega. Ele também ressaltou que esse é um marco importante para a infraestrutura de saneamento do município, com expectativas de benefícios operacionais e ambientais, contribuindo para a qualidade do corpo hídrico do Ribeirão Lajeado.

(Com A/I Daep)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade