Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/06/2015

ESPECIAL DAEP: Daep faz desassoreamento das lagoas de esgoto

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Lodo será depositado em três tanques de 9 mil metros cúbicos para secagem, e depois descartado no aterro

Após muitos anos sem receber manutenção, as três lagoas que fazem parte do sistema de tratamento de esgoto de Penápolis estão recebendo um investimento de cerca de R$ 2 milhões. Esse montante está possibilitando realizar o desassoreamento das três lagoas de esgoto, promovendo ainda uma grande modernização no sistema de captação destes efluentes. Isso vai permitir um tempo bem maior de vida útil para o sistema.
Os trabalhos estão sendo realizados pelos funcionários do Daep (Departamento de Água e esgoto de Penápolis). Para tanto, o departamento obteve o documento Cadri, emitido pela Cetesb (Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Básico), que dá autorização para movimentar resíduos com descarte no aterro sanitário. Assim, está sendo possível retirar todo o lodo depositado no fundo das lagoas. O processo deve levar cerca de 9 meses para ser finalizado.
Conforme informou a presidente do Daep, Sílvia Shinkai, esse material retirado (lodo) será depositado em três tanques de 9 mil metros cúbicos no total. Esses tanques, que serão enterrados, já estão sendo construídos para o depósito do lodo; segundo determina a Cetesb, assim que o material passar pelo completo processo de secagem, será desenterrado e descartado no aterro.
O recurso para esta ação foi conquistado pelo prefeito Célio de Oliveira junto ao Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, com verba oriunda do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
“Atualmente, as duas estações de tratamento de esgoto recebem efluentes domésticos de todos os bairros da cidade, estando sobrecarregadas e necessitando de obras de manutenção, que não são feitas há anos, para continuar garantindo qualidade do serviço e a qualidade de vida das pessoas”, observou o prefeito Célio. 
“Quando assumimos a gestão da Prefeitura de Penápolis em janeiro de 2013, nos deparamos com esse grande problema. Por conta disso batalhamos duro no ano passado junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, o qual sou presidente desde março deste ano, para conquistar enfim essa verba tão importante para Penápolis”, acrescentou Célio.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade