Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/06/2011

DIVERSÃO: “Vá ao Cinema” deve atrair 10 mil alunos da rede pública

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O projeto “Vá ao Cinema” tem o objetivo de abrir as portas para as crianças da rede pública de ensino para conhecerem o cinema e as produções nacionais

DA REPORTAGEM

O Cine Lúmine iniciou na sexta-feira, 10, com encerramento previsto para 07 de julho, mais uma edição do projeto “Vá ao Cinema” com exibições de filmes nacionais, através de uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Segundo a proprietária do Lúmine, Mariá Aparecida Marins Bastos, a parceria visa proporcionar para crianças da rede pública de ensino e entidades sociais, a oportunidade de irem ao cinema e conhecerem um pouco mais sobre os trabalhos cinematográficos produzidos no Brasil. “Existem muitas crianças que nunca viram um filme numa telona e quando observam essa maravilha ficam deslumbrados”, comentou. Ela informou que na última edição, 9.800 alunos foram ao cinema, e que para este ano a estimativa é de que cerca de 10 mil compareçam às exibições. “São filmes escolhidos a dedo em que procuramos passar alguma mensagem para os alunos, além de mostrar que as produções nacionais estão ganhando um grande destaque”, disse. Mariá explica que o cinema nacional tem sido cada vez mais valorizado pelos brasileiros. Segundo ela, após o lançamento do filme “Dois filhos de Francisco”, que conta a história da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano, as pessoas começaram a gostar mais de assistir os filmes nacionais. “Principalmente os que contam histórias verídicas ou lembrem de alguma forma a realidade brasileira. Os cineastas perceberam que este tipo de trabalho pode render bons frutos, por isso começaram a produzir mais”, ressaltou. Quatro filmes nacionais e inéditos serão exibidos em sessões que ocorrerão nos períodos da manhã, tarde e noite. São eles: o infantil “A Casa Verde”, de Paulo Nascimento, “VIPs”, drama dirigido por Toniko Melo, o documentário “Do Luto à Luta”, de Evaldo Mocarzel que conta a história de superação de uma criança com Síndrome de Down , e a animação “Brasil Animado”, de Mariana Caltabiano. “Os filmes escolhidos proporcionam o entretenimento para as crianças, além de abordarem temas que podem ser discutidos nas salas de aula, contribuindo para uma formação social”, explica Mariá. Todas as escolas municipais e estaduais de Penápolis deverão participar do projeto, também foram convidadas escolas de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna e Glicério, além de algumas entidades como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a Associação Renascer da Terceira Idade.  “É muito bom proporcionar para as crianças oportunidades como esta, por isso somos muito gratos à Secretaria de Estado da Cultura e as Secretarias Municipais de Cultura e Educação”, finalizou Maria. (Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade