Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/06/2023

Dia Mundial do Meio Ambiente: ações em Penápolis promovem a preservação da Mata Atlântica e dos recursos hídricos

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Plantio de árvores ocorreu na nascente do ribeirão Lajeado

DA REDAÇÃO

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, diversas ações foram realizadas em Penápolis com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental. Com a realização da Prefeitura Municipal de Penápolis, do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (Daep) e do Consórcio do Ribeirão Lajeado, em parceria com a S.O.S. Mata Atlântica e apoio da Programa Município Verde e Azul, as atividades têm como foco a restauração da Mata Atlântica e o plantio de árvores em áreas de manancial.
No dia 2 de junho, no Centro de Educação Ambiental do Daep, teve início a capacitação sobre biodiversidade, com ênfase na restauração da Mata Atlântica. A atividade teórica foi ministrada pelo palestrante Loan Ramos, Técnico em Restauração Florestal da S.O.S. Mata Atlântica. O objetivo foi fornecer conhecimentos sobre a importância da preservação e restauração desse ecossistema tão importante para a região.
Já no dia 6 de junho, o plantio de árvores ocorreu na nascente do ribeirão Lajeado, localizada no bairro Santana, no município de Alto Alegre. A equipe do consórcio do ribeirão Lajeado, juntamente com profissionais da empresa Midori, colaboradores do Centro de Educação Ambiental (CEA), membros do Lions Clube, representantes da Secretaria de Educação e da Secretaria de Meio Ambiente de Alto Alegre, a vereadora Profa Jandinéia e o Professor George Petrallas, da Secretaria de Educação de Penápolis, uniram esforços para o plantio de 545 mudas de árvores de diferentes espécies que compõem o bioma da Mata Atlântica. Além disso, está previsto o plantio de mais 1500 mudas nos próximos dias.
O principal objetivo dessas ações é contribuir para a proteção dos recursos hídricos e a manutenção do equilíbrio ecológico, além da preservação da biodiversidade das espécies animais e vegetais presentes na região. Essas iniciativas visam conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, engajando-os na proteção dos ecossistemas locais.
As parcerias estabelecidas foram fundamentais para a realização dessas ações em prol da preservação ambiental. A união de esforços entre essas instituições mostra o compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente em Penápolis.
Além das atividades já realizadas, está previsto para o dia 15 de junho o Fórum Infanto Juvenil, que contará com a participação de jovens estudantes para discutir propostas que visam melhorar a eficiência do saneamento em Penápolis. 

(Com A/I Daep)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade