Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/11/2008

Dengue: Vigilância Sanitária orienta neste Dia de Finados

Detalhes Notícia

Penápolis está em alerta com relação ao aparecimento de casos de dengue, principalmente pela chegada do verão e das chuvas, quando é mais fácil de ocorrer a proliferação do mosquito transmissor da doença. Diante do risco a Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Vigilância Epidemiológica está pedindo também a colaboração da população neste Dia de Finados, já que os cemitérios são pontos estratégicos de criadouros. Com a grande visitação de pessoas nos dois cemitérios da cidade, o Santa Cruz e o Jardim da Paz, a Vigilância orienta quanto aos procedimentos corretos para evitar o acúmulo de água parada. Faixas e cartazes  foram afixados para lembrar ao público da importância de colaborar. Os cemitérios são visitados quinzenalmente pelo serviço, mas em razão da data em que se homenageia a memória dos falecidos, a equipe estará com atenção voltada para esses locais, procurando esclarecer a todos pois é comum ver grande quantidade de água parada em vasos, flores e queimadores de velas, segundo relatou o chefe da Vigilância, Vladimir Marangoni.

Orientações
Marangoni orienta aos familiares para que reduzam o número de vasos sobre os túmulos. "Há túmulos com grande quantidade de vasos e apenas um contém flores, os outros são possíveis criadores do mosquito da dengue. Pedimos para que retirem os vasos inutilizados e os que ficarem, sejam completados com areia grossa, que pode ser encontrada em tambores no próprio cemitério", explica. Os queimadores de velas também devem ser colocados com a boca para baixo ou então serem furados para não acumular água parada. "Para aquelas pessoas que costumam levar flores naturais, pedimos que retirem as embalagens plásticas que normalmente retém água da chuva, sendo um provável criadouro", acrescenta. Secom - PMP

Foto: Faixas e cartazes foram afixados para lembrar ao público da importância de colaborar

Cemitérios podem esconder focos de dengue
 
A Secretaria de Estado da Saúde resolveu alertar os paulistas sobre os perigos da Dengue neste feriado de Finados, 2 de novembro, domingo. Com os cemitérios cheios, é de extrema importância que pequenas recomendações sejam seguidas para evitar a doença. Quem deseja levar flores aos túmulos deve optar pelas já plantadas, pois as com caule cortado precisam de vasos com água, o que pode servir de criadouro ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da doença). Outra atenção deve haver com os vasos ou buracos fixos de túmulos, que podem acumular água de chuva, por exemplo. É preciso colocar areia nestes recipientes. Além dos cemitérios, é essencial que se inicie o combate à Dengue dentro de casa, eliminando recipientes com água parada, descartando pneus velhos, limpando com freqüência e mantendo tampadas caixas d'água. Os sintomas mais comuns da Dengue são febre, dor de cabeça, nos olhos e no corpo e perda de apetite. (A/I Secretaria de Estado da Saúde)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade