Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/08/2011

Definida a programação da Semana do Bebê

A organização da 2ª Semana do Bebê de Penápolis, que começa amanhã, 15, distribuiu o calendário de atividades que serão desenvolvidas em escolas estaduais e municipais, entre outras entidades parceiras que apoiam esse projeto. Sob o tema “Olhos no futuro: A importância do desenvolvimento infantil” o evento ocorrerá entre os dias 15 e 20 de agosto. A abertura oficial será nesta segunda-feira, às 19h30, no Cine Lúmine com a apresentação da “Dança do Vínculo” com mães e bebes do CEIM Doce Mel e a presença de Eduardo Queiroz, Diretor Presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e de Gabriela A. Pluciennik,  Coordenadora de Projetos. Como divulgado, o objetivo é mobilizar a comunidade local e despertar a consciência da população sobre a importância do cuidado e do estímulo para com as crianças de zero a três anos de idade.

Projeto
O Projeto “Crianças Amadas, Adultos Seguros”, hoje concebido como Rede CAAS é resultado da parceria entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a Rede pelo Desenvolvimento Integral da Criança de Penápolis que teve início em 2009 e, desde então, articula o Poder Público, as empresas e organizações da sociedade civil para colocar em prática iniciativas para melhorar a qualidade de vida de uma criança entre o nascimento e os três anos de idade. Essa prática, de acordo com o projeto, é a base para todas as aprendizagens humanas.

Atividades
Durante o período serão realizadas atividades em diversos locais, tais como unidades de saúde, escolas e empresas, com o intuito de atingir toda a população penapolense e profissionais envolvidos. Estão programadas palestras, orientações, mesas redondas, apresentações artísticas, entre outras atrações gratuitas para toda a comunidade.

Programação

* Dia 15 (segunda feira)
8h00 – EE Adelino Peters  - ”Prevenção da  gravidez na adolescência” - Responsável: Equipe técnica APAE.
8:30h - Passeio ciclistico com alunos, educadores das unidades de educação infantil e familiares, com encerramento na Praça Dr. Carlos Sampaio Filho.
Livrônibus: “Histórias para crianças de 0 a 3 anos e suas famílias”. Responsáveis: SME, REDIN e arte educadores nos bairros atendidos durante a semana.
14:00h – “Prevenção da  gravidez na adolescência”, com Equipe técnica APAE, na  EE Adelino Peters.
19:00h - Palestra “Vínculo Familiar”  com a Pedagoga Lídia Paranhos, na Vila da Infância.

* Dia 16 (terça feira)
7:00h - “A importância da afetividade na relação mãe-bebê”, com a Psicóloga Lia Maura C. Bezerra, no CEIM São Francisco.
7:00h - Jogo do Vínculo, sob a responsabilidade do REDIN, no DAEP.
8:00h - “Prevenção da  gravidez na adolescência”, sob a responsabilidade da equipe técnica da APAE, na EE Luiza Nory, no Jardim Eldorado.
Sempre às 8:00h, atividades nas unidades de educação infantil. No mesmo horário, nas e UBSs, ação integrada com famílias, sob a responsabilidade dos enfermeiros e agentes comunitários das UBSs.
15:00h - Encontro de gestantes - responsável: Psicólogo Lucas Bondezan e Enfermeira Eliane Marques da Silva, no CEP Santa Casa e direcionado às “Famílias grávidas”. Haverá entrega das fraldas doadas pela ASR ”XV de Março”.
15:30 – Apresentação “Dubai forever - Uma lição de vida”, com Carla Cruz, no CEIM São Francisco, direcionado às crianças e familiares.
18:00h - “Quem ama não bate” - responsável: Psicóloga Suzel A.O.Agnoleto, na
Casa da Sopa Público direcionado às famílias atendidas.
 19:30h – No Cine Lúmine, apresentação musical dos alunos da E. I. - APAE Penápolis e o “Projeto Meu 1º retrato” - Lucas Bondezan (psicólogo da Santa Casa) Ricardo Muraroto (assessor de comunicação).
19:30h - Oficina sobre MITOS da Amamentação, com a enfermeira Elaine Pardi no CEIM Renascer.

* Dia 17 (quarta feira)
8:00h - Oficina de boneca Estrela - Sandra Sisla - Sala Pedagógica SME, direcionado aos profissionais da saúde, educação e assistência social.
8:30h - Oficina de Primeiros Socorros com a equipe do Corpo de Bombeiros, na MACRO I (Jd Eldorado) para usuários e familiares.
13:00h - Oficina de boneca Estrela no CRAS, direcionada para famílias atendidas.
15:00h - Encontro de  doadoras do Banco de Leite na Santa Casa. Responsável: Nutricionista Cláudia Carmona
15:30h – No CEIM Jardim Pevi, “Recrear e recriar o vínculo com famílias”, com o educador físico Renan Caselle.
16:00h - Roda de conversa: “Meu filho não come, o que fazer?”
Responsáveis: Nutricionistas Adriana Belletti, Cláudia Carmona e Fonoaudióloga Simone Stuani, no CEIM Jd Del Rey.
17:00h - Roda de conversa: “Meu filho não come, o que fazer?” Responsáveis: Nutricionistas Adriana Belletti, Cláudia Carmona  e Fonoaudióloga Simone Stuani, no CEIM Mutirão.
19:00h – “FAZENDO ARTE”: Apresentações artísticas das crianças atendidas pelas unidades de educação infantil. (Fundação Nelly J. Colnaghi, Santa Terezinha, Eldorado), no Cine Lúmine.
19:30h - “O evento do nascimento” - Responsáveis: Psicóloga hospitalar Ivoni D. Santana e Enfermeira obstétrica Eliamar Camargo, no CEP Santa Casa.

* Dia 18 (quinta feira)
8:00h - Oficina de boneca Estrela na sala Pedagógica SME e direcionada para profissionais da saúde, educação e assistência social.
13:00h - Oficina de boneca Estrela, na 1ª Casa de Penápolis, para adolescentes atendidas pelo CREAS.
14:00h – Oficina sobre MITOS da amamentação, com técnicas de enfermagem do  Banco de Leite da Maternidade- Nilse e Graziela, na Empresa KLIN.

* Dia 19 (sexta feira)
14:00h - Oficina sobre sexualidade, na  Vila da Infância, com Alessandra L.C.Pereira e Karina Bueno de Souza e direcionada para adolescentes atendidas.

* Dia 19 (sexta feira) - Seminário Científico – Cine Lúmine
8:00h – Recepção e cadastramento dos participantes
8:30h - Abertura do Seminário Científico
“Município em rede: garantia de desenvolvimento de nossas crianças”
9:00h - Mesa Redonda: “Redes – Rede SANS, REDIN e RedeCAAS”
Mediadora: Consultora Célia Schlithler
10:30h – “O Poder Público incentivando ou participando em rede, em prol do  D.I.”  - Palestrante:  Alexandre Gil de Mello
15:00h - Mesa-redonda:
“Projetos de D.I., nas unidades de educação infantil” - Mediadora: Eliana C. Sisla
19:00h - Apresentação da “Dança do Vínculo” com mães e bebes do CEIM DOCE MEL
19:30h – Premiação do Concurso de Vitrines.
20:00h - “Desenvolvimento Infantil: Fios e Desafios” - Palestrante: Dr. Eduardo Vaz – Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria.

* Dia 20 (sábado)
Manhã - Oficina Alimente-se bem - Responsável: Nutricionista Regina Lazila -
SESI- Birigui), na Cozinha Piloto, direcionada para Merendeiras e mães.

Ainda pela manhã, Passeata do Bebê, sob a responsabilidade do Comitê Técnico, com saída e retorno na Praça do Santuário São Francisco de Assis. Neste dia acontece também a Ação de sensibilização - “Histórias também contribuem para o desenvolvimento infantil”, sob a responsabilidade de Ivone Medeiros e Neiva M. M L. Soares, no CEIM Jardim Pevi, direcionado às famílias  atendidas pela Pastoral da Criança.

Secom-PMP/Latina

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade