Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/06/2023

Daep: Fórum infanto juvenil promove debate sobre saneamento básico e desenvolvimento sustentável

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Evento teve como público-alvo alunos do 8º ano ao 2º colegial do ensino médio

DA REDAÇÃO

No dia 15 de junho, ocorreu o V Fórum Infanto Juvenil, com o tema "Daep + 40: Planejando Saneamento Básico e o Desenvolvimento Sustentável". O evento teve como público-alvo alunos do 8º ano ao 2º colegial do ensino médio, compreendendo a faixa etária entre 13 a 16 anos.
O fórum foi realizado no Centro de Educação Ambiental do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e contou com a participação de diversas escolas do município, como a E.E. Yone Dias de Aguiar, E.E. Profa. Joana Helena, E.E. Profa. Ester Eunice de Oliveira, E.E. Luíza Maria Bernardes Nory, PEI Dr. Carlos Sampaio Filho, E.E. Prof. João Teixeira Sampaio, PEI Adelino Peters e Sesi 136.
A coordenadora do CEA, Fernanda Marin Campachi, explicou aos participantes sobre a importância desse fórum, que é realizado a cada dois anos, oferecendo a oportunidade de os adolescentes elaborarem propostas para uma maior eficiência do saneamento básico em Penápolis. 
O presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, apresentou um panorama atual do saneamento em Penápolis, destacando as ações realizadas, em andamento e as que ainda precisam ser implementadas para promover a salubridade do ambiente. Essa explanação teve como objetivo conscientizar os alunos, professores e coordenadores participantes sobre a importância de sua contribuição na elaboração de propostas para o saneamento básico na cidade.
Para promover integração e descontração entre os participantes, o secretário de Cultura, Lucas Casella, realizou um show musical durante o evento.
Além disso, foi realizada uma eleição para compor o Conselho Mirim, na qual os alunos interessados se candidataram e apresentaram suas propostas. Todos os participantes puderam escolher seus representantes, estimulando assim o protagonismo juvenil e o exercício da cidadania. Os três Conselheiros Mirins e três suplentes eleitos, atuarão junto à equipe do Centro de Educação Ambiental na elaboração e desenvolvimento de eventos, ações e projetos ambientais nas escolas e na comunidade.
O objetivo principal do fórum foi fomentar nos alunos o desenvolvimento de suas potencialidades, visando à mudança de comportamento frente às questões ambientais e colaborando para a construção de uma sociedade crítica, participativa e um ambiente saudável. Também foi estimulado o protagonismo juvenil por meio do desenvolvimento de projetos e ações nas escolas e na comunidade, visando a melhoria do saneamento ambiental na cidade.
O evento contou com a participação do Prefeito Municipal Caique Rossi que destacou a importância da participação dos jovens como agentes de mudança que moldarão o futuro de Penápolis.
A realização do V Fórum Infanto Juvenil foi possível graças ao Daep, por meio do Centro de Educação Ambiental, em parceria com a Prefeitura Municipal de Penápolis. Além disso, contou com o apoio da Diretoria de Ensino de Penápolis, da Secretaria Municipal de Cultura e do Programa Município Verde Azul.

(Com A/I Daep)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade