Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/06/2015

Daep elabora guia para reuso e armazenamento de água

Secom-PMP
Detalhes Notícia
O objetivo do grupo de trabalho é definir normas e modelos que contribuam para práticas de reuso e armazenamento de água

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) realizou na quinta-feira, dia 25, a primeira reunião do grupo de trabalho de Reuso de Água e Aproveitamento da Água de Chuva. O objetivo é criar normas regulamentadoras para que a população possa armazenar e reutilizar a água das chuvas da forma mais correta e segura.
“A formação deste grupo de trabalho foi idealizada com o intuito de criar uma regulamentação por meio de um guia com orientações técnicas para que os cidadãos penapolenses possam implantar em seus imóveis o sistema de aproveitamento de água de chuva e de reuso da água”, explica a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira.
O grupo técnico responsável pela regulamentação é formado por integrantes do Conselho Gestor de Saneamento e por servidores municipais nomeados por Portaria do Daep. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de seis meses.
A coordenação do grupo está a cargo do engenheiro ambiental Diego Agostini Cordeiro, integrante do Conselho Gestor. Também participam do grupo: Amir Gualda Ferlin, Antônio Carlos Rosendo, Newman Pinheiro, Sérgio Eduardo Rodrigues. 
“Com a conclusão dos trabalhos, o resultado será uma norma regulamentadora que oriente, por meio de um modelo padrão, a instalação de equipamentos para o reuso da água de chuva e estabelecimento de padrões que garantam a qualidade da água a ser reutilizada”, afirma.
A presidente do Daep ainda explica que no Brasil a normatização dessa área ainda é bastante incipiente, com normas de regulamentação sobre a qualidade da água armazenada em cisternas ainda em estágio inicial.
“Portanto, a criação deste grupo é uma ação proativa, pensando no futuro e na realidade já existente em municípios como São Paulo, onde muitas residências já implantaram sistemas de reuso, pois sofrem com o racionamento e falta de água”, finaliza Sílvia. 

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade