Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/05/2023

Daep celebra 45 anos de fundação com uma visão futurista para Penápolis

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Daep iniciou seu propósito de contribuir com a saúde preventiva da população, melhorando gradual e sistematicamente os serviços prestados

DA REDAÇÃO

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis – Daep, comemora hoje, 18 de maio, 45 anos de fundação no município de Penápolis.
O Daep é uma autarquia municipal, criada pela Lei Municipal Nº 935 de 18/05/1978 (revogada pela Lei nº 1.172/81), passando a ser, a partir de 1978, o órgão municipal responsável pelo saneamento básico no município. O sistema existente, na data de sua criação, era extremamente precário e faltava água em alguns bairros do município. O sistema de coleta de esgotos também era precário e os dejetos recolhidos eram despejados diretamente no Ribeirão Lajeado, única fonte de abastecimento de água do município, além da cidade não ser hidrometrada. Assim sendo, o Daep iniciou seu propósito de contribuir com a saúde preventiva da população, melhorando gradual e sistematicamente os serviços prestados. 
Hoje, 45 anos depois de sua fundação, o Daep gerencia e presta os seguintes serviços, com abrangência de 100% da área urbana do município: Captação, tratamento e distribuição de água; Coleta e tratamento de esgotos; Coleta e destinação final de resíduos sólidos.
“A comemoração de 45 anos destaca a trajetória de sucesso, conquistas e serviço prestado à comunidade ao longo desse período”, ressalta Caíque Rossi, Prefeito Municipal de Penápolis.
O Presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega afirma que “durante essas quatro décadas e meia, o Daep enfrentou desafios e superou obstáculos para garantir o abastecimento de água de qualidade e a gestão adequada do esgoto. Além disso, o departamento pode se expandiu e se modernizou ao longo do tempo, implementando tecnologias avançadas e buscando constantemente melhorias em seus processos”.

DAEP + 40: Construindo um Futuro Sustentável para Nossa Autarquia

Ao olhar para o futuro, o Daep criou o projeto: DAEP + 40, vislumbrando uma autarquia transformadora, que se destacará não apenas pela excelência em suas operações, mas também pela inovação e sustentabilidade.
Para garantir que o futuro do Daep seja ainda mais promissor, a autarquia está investindo significativamente na modernização e aprimoramento das infraestruturas. A proposta é transformar o Daep e garantir o abastecimento de água, tratamento de resíduos sólidos e saneamento básico para os próximos 40 anos. Dentre os projetos, o Daep propõe a reforma da Estação de Tratamento de Esgoto (em andamento), visando elevar os padrões de qualidade no tratamento e despoluição de efluentes, contribuindo para a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos de nossa região.
Tem como meta melhorar a capacidade de tratamento de água por meio da modernização da Estação de Tratamento de Água, utilizando tecnologias avançadas para garantir um abastecimento contínuo e de qualidade. 
Já em progresso, o Daep está construindo a nova fonte de captação de água (Poço Profundo Aquífero Guarani), buscando diversificar a captação de água com o Ribeirão Lajeado, que hoje é a única fonte de abastecimento e garantir a segurança hídrica a longo prazo.
Internamente, o Daep também busca uma reestruturação administrativa, buscando maior eficiência e transparência nos processos públicos. A organização interna permitirá um melhor gerenciamento das operações, garantindo que os serviços sejam prestados de forma ágil e eficaz, em benefício de toda a comunidade. 
Além disso, a autarquia está comprometida em alcançar a sustentabilidade financeira, desenvolvendo modelos de gestão eficientes que garantam a autossuficiência e a capacidade de investimento contínuo em melhorias. Dessa forma, o Daep poderá atender às demandas crescentes da população e enfrentar os desafios futuros de forma planejada e estratégica.
E, por último, o Daep tem como objetivo tornar-se a primeira autarquia municipal do Brasil a fazer a gestão dos quatro componentes do saneamento básico: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana. Essa abordagem holística permitirá ter um controle completo sobre as questões relacionadas ao saneamento, promovendo uma qualidade de vida cada vez melhor para a população penapolense.
“O projeto Daep + 40 anos rumo a um futuro sustentável e transformador já começou. Contamos com o apoio e engajamento de todos os nossos servidores, parceiros e comunidade para alcançarmos juntos esses objetivos ambiciosos. Com inovação, comprometimento e uma visão de longo prazo, o DAEP + 40 está pronto para moldar um futuro brilhante e garantir serviços de saneamento básico de excelência para Penápolis”, finaliza o Prefeito Municipal Caíque Rossi.

(Com A/I Daep)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade