Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/07/2023

Daep alerta para o uso correto dos containers para a limpeza da cidade

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Daep está realizando fiscalizações periódicas para garantir o cumprimento das normas de descarte

DA REDAÇÃO

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (Daep) alerta a população sobre a importância do uso correto dos containers de lixo, também conhecidos como lixeiras coletivas.
O container “lixeiras coletivas” é uma ferramenta adotada pelo município com o objetivo de aprimorar a prestação do serviço de coleta de lixo, visando reduzir o descarte inadequado de resíduos em praças, logradouros e terrenos, a fim de prevenir a disseminação de doenças decorrentes da disposição inadequada de lixo. No entanto, é preciso respeitar algumas diretrizes para garantir o bom funcionamento desse serviço.
Além disso, a autarquia enfatiza que é proibido deixar lixo fora dos containers. Essa prática além de ser prejudicial ao meio ambiente, também pode acarretar em multas. O Daep está realizando fiscalizações periódicas para garantir o cumprimento das normas de descarte de resíduos. 
“Ressaltamos ainda que os containers devem ser utilizados exclusivamente para o descarte de resíduos orgânicos. Objetos volumosos, materiais perigosos como produtos químicos, pilhas, baterias, medicamentos e materiais cortantes não devem ser depositados nos containers. Esses itens possuem destinação específica e devem ser descartados em pontos de coleta apropriados” afirma Mauro Lúcio Salmente, Chefe do Serviço de Resíduos Sólidos.
Seguindo as orientações, todos estarão contribuindo para uma coleta de lixo eficiente, preservando o meio ambiente e mantendo a limpeza da nossa cidade. “Pedimos a compreensão e cooperação de todos para que juntos possamos manter a cidade limpa e organizada. Contamos com a sua colaboração” finaliza o Presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega.

Para utilizar corretamente os containers do Daep, siga estas orientações:

1) Feche corretamente o lixo: Certifique-se de fechar bem as sacolas de lixo para evitar vazamentos e dispersão de resíduos.
2) Descarte apenas resíduos orgânicos: Os containers do Daep são destinados para o lixo doméstico, como restos de alimentos e materiais biodegradáveis. Outros tipos de resíduos devem ser descartados em locais apropriados. 
3) Não deixe lixo fora dos containers: Certifique-se de que todo o lixo seja colocado dentro dos containers, evitando deixar resíduos ao redor, o que pode atrair animais e causar sujeira no entorno.
4) Feche bem as tampas: Ao depositar o lixo nos containers, verifique se as tampas estão bem fechadas. Isso ajuda a evitar odores, a entrada de insetos e a dispersão de resíduos pelo vento.
5) É importante ressaltar que não se deve depositar árvores inteiras ou fragmentadas, estofados, entulhos de construção, paletes, resíduos da coleta seletiva ou outros resíduos volumosos nos containers. Esses materiais podem danificar o caminhão coletor, causando quebras nas laterais e nos munhões dos containers, o que impede o esvaziamento adequado dos mesmos. 
6) A importância da separação correta: lembre-se de não descartar materiais recicláveis no container de lixo comum. Faça a separação adequada do lixo reciclável e coloque-o no saco verde designado, que será coletado pela CORPE.

(Com A/I Daep)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade