Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/10/2022

Daep afirma que não há riscos de contaminação em água

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Monitoramento é realizado por meio de coleta de amostras da água a cada duas horas

DA REDAÇÃO

Após o acidente ocorrido no dia 28/10 na rodovia Marechal Rondon que ocasionou o vazamento de soda nas águas do Ribeirão Lajeado, o DAEP continua monitorando a qualidade da água na sua Estação de Captação. O acompanhamento é um procedimento padrão adotado pela autarquia há anos e que visa acompanhar as condições físicas, químicas e biológicas da água e que qualquer alteração por atividades antropicas ou por fenômenos naturais possam comprometer a sua qualidade. Não é caso neste atual momento uma vez que a qualidade da água no ponto de captação apresenta condições normais para sua captação e tratamento. 
O monitoramento é realizado por meio de coleta de amostras da água a cada duas horas e possibilita o acompanhamento das condições do recurso hídrico e qualquer alteração permite uma ação rápida para evitar o desequilíbrio da água que abastece o município de Penápolis.
Os ensaios são realizados pelo laboratório próprio do DAEP que possui equipe de profissionais e equipamentos adequados para cumprir adequadamente esta função. Destaca-se que os ensaios para cor aparente, fluoreto, turbidez, bactérias heterotróficas, coliformes totais e Escherichia coli, cloro livre, pH e amostragem são acreditados pela norma internacional NBR ISO/IEC 17025:2005 passando por processos de auditorias do INMETRO/CGCGRE periodicamente para verificação de conformidade com os requisitos desta norma internacional. O laboratório do DAEP é o único laboratório de órgão público que possui esse certificado na região.
O Presidente do DAEP, Carlos Alberto Bachiega, afirma que o abastecimento público está totalmente normalizado na questão de disponibilidade hídrica quanto na qualidade da água que está sendo oferecida à população de Penápolis e não há riscos de contaminação. A população de Penápolis pode ficar tranquila que a situação de emergência já foi resolvida e acrescenta que medidas para melhorar a proteção hídrica já estão sendo solicitadas aos órgãos competentes.

(Com A/I Daep)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade