Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/10/2014

Daep adere à campanha do Outubro Rosa com palestra motivacional

Secom-PMP
Detalhes Notícia
A palestra motivacional teve a participação das voluntárias do Ghapo que abordaram temas como o tratamento do câncer

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), por meio do Serviço de Recursos Humanos e Assistência Social, realizou atividades durante a campanha do Outubro Rosa, evento que tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de mama e compartilhar informações sobre a doença.
Na última sexta-feira, dia 17, os servidores do Departamento participaram de uma palestra motivacional ministrada pelas voluntárias Carmen Spina, Luciane Casella e Lucília Casella do Ghapo (Grupo de Humanização e Apoio aos Pacientes Oncológicos) e pela médica ginecologista Elisa Fugie. Na ocasião, também estava presente Wilson Roberto de Souza Filho, representante da Casa de Apoio a Penápolis em Barretos.
Durante o evento, Carmen e Luciane contaram sobre suas experiências com o câncer de mama abordando desde a descoberta da doença, o processo de tratamento e a fase de recuperação para ilustrar que o câncer de mama tem cura se o diagnóstico for precoce. Ambas superaram o câncer de mama e hoje atuam como voluntárias no grupo para apoiar e incentivar quem é acometido pela doença. 
Segundo a médica Elisa Fugie, o autoexame e um exame clínico são imprescindíveis para o diagnóstico precoce. “O câncer teve um boom nas décadas de 60 e 70 devido à vida moderna e aos costumes adotados pela sociedade. O grupo de risco está ligado a fatores ambientais: mulheres com sobrepeso ou obesas, sedentárias, que consumam álcool e se expõem frequentemente ao Raio-X, fatores genéticos e hormonais”, esclareceu a ginecologista. O câncer de mama também acomete os homens, cerca de 1% de todos os casos diagnosticados.
Os funcionários do Daep aproveitaram para tirar algumas dúvidas e esclarecer alguns mitos em relação à doença. De acordo com a médica, o uso de desodorante antitranspirante, mama volumosa, sutiã com aro ou apertado, depressão e mágoa profunda não causam câncer de mama. O câncer de mama também acomete os homens, cerca de 1% de todos os casos diagnosticados.
“Devemos ficar atentos aos sintomas: nódulo mamário duro, fixo e indolor; retrações; saída espontânea de líquido do mamilo, mudança na pele com aparência de casca de laranja, carocinho no pescoço ou axilas, inchaço local e vermelhidão. Esses são indicativos de que existe alguma alteração e é preciso procurar um médico com urgência”, explica a ginecologista Elisa Fugie.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade