Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/10/2022

Cultura: Escritores penapolenses participam de publicação regional

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Smiley e João Luís planejam a realização em breve de um sarau literário

DA REDAÇÃO

Ambos escritores, o médico Smiley Castelo Branco e o professor João Luís dos Santos (ex-prefeito de Penápolis) participaram no lançamento da publicação Experimentânea, livro de poemas e narrativas organizado pela Academia Araçatubense de Letras. 
São, ao todo, 25 autores domiciliados na região (Araçatuba, Birigui, Araçatuba e Guararapes) e em São Paulo, convidados pelo escritor Hélio Consolaro, que é curador da obra. Segundo Consolaro, “trata-se de um conjunto de obras literárias que traduz muita qualidade e traz possibilidade ao leitor de uma leitura atenta de diversos gêneros e de temáticas diversificadas”.  
A seleção, organização e publicação da coletânea de autores objetiva a comemoração dos trinta anos da Academia Araçatubense de Letras.   
O livro traz a publicação de dez sonetos escritos pelo médico Smiley, que se especializou na escrita de versos decassílabos, utilizando a forma clássica de poesia. Já do professor João Luís dos Santos, que se dedica também à poesia, porém, a publicação traz uma narrativa histórica, intitulada “Rumo à Estação dos Araçás”, uma homenagem ao povo araçatubense. 
No livro, a seguinte biografia do médico Smiley Castelo Branco: nascido em Fortaleza, Ceará, porém criado no Rio de Janeiro onde estudou e se formou em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especializado em cirurgia geral e cirurgia plástica. Membro da Academia Linense de Letras, autor dos livros “O Bisturi e os Sonetos” e o conto “Senhor Cruz”. Prêmio Osmair Zanardi de Literatura. Membro da Academia Brasileira Rotária de Letras. 
A biografia do professor João Luís dos Santos publicada no livro traz a informação de que nasceu em Penápolis no ano de 1965. Escreveu seus primeiros poemas quando tinha 15 anos, publicando seu primeiro livro, intitulado Os Entes do Mundo Nosso. Publicou em 2004 a coletânea “Penapoleia Desvairada” e, em 2016 (com segunda edição em 2022 na Bienal do Livro), lançou “Uns e outros versos”, com prefácio do poeta Thiago de Mello. Graduado em Letras, Pedagogia e Direito, João Luís é mestre em Letras pela Unesp, supervisor de Ensino do Estado e docente na Fundação Educacional de Penápolis. Foi vereador (2001 a 2004) e Prefeito de Penápolis (2005 a 2012). 
Os autores planejam a realização em breve de sarau literário para apresentação da obra aos penapolenses.

Dois tercetos do soneto “Olhos vazios” 
(de Smiley): 
“Ah, mas por que aplicaste, enfim, os desejos?
Por que não hasteaste mais teus pelos?
Eu não consigo mais meus olhos, tê-los! 
Eu tento achá-los... frágeis são os espelhos...
Eu não consigo mais me dar conselhos.
Por isso eu sigo, cego, em foscos beijos!”

Trecho do conto “Rumo à Estação dos Araçás” 
(de João Luís):
“No pátio da Estação, aguarda a chegada do trem das dez. Olhava no relógio que parecia marcar sempre nove e meia. Faz mais de dez minutos que ainda é nove e meia. Há momentos em nossas vidas que o tempo não passa, não quer passar, especialmente quando o relógio trabalha contra a nossa alegria. E o relógio vai ficar mais parado ainda se você ficar olhando para ele sem parar”.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade