Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/06/2018

Cresce vendas no comércio e recuperação de crédito

DA REDAÇÃO

O comércio varejista segue sua lenta caminhada em direção à recuperação após uma das mais graves crises econômicas do Brasil. O Dia dos Namorados, por exemplo, teve aumento de 2,2% nas vendas neste ano em comparação com o mesmo período com ano passado.
Além disso, o indicador de recuperação de crédito, que é obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes, cresceu 3,2% em maio com relação a abril.
Os números são da Boa Vista SCPC, que informa que a alta de 2,2% nas vendas no Dia dos Namorados é inferior à data comemorativa no ano passado, quando as vendas foram 2,6% maiores que em 2016. Porém, já é o segundo ano seguido de alta após dois anos consecutivos de queda.
O presidente do Sincomércio de Penápolis, Norberto Pereira Laranja, entende que o fato de as vendas terem crescido, apesar de o índice ser inferior ao do ano passado, já é uma conquista. “O importante é que o comércio superou o período de recessão e as vendas estão melhorando”, comenta. 
O economista da Boa Vista SCPC, Flávio Calife, acredita que as vendas menores neste ano é reflexo da greve dos caminhoneiros e da queda na confiança do consumidor.
 
Crédito
O aumento nas exclusões de inadimplentes do banco de dados do SCPC também é um indicativo de recuperação do comércio, mas os números apontam que ainda há muito o que melhorar.
Isso porque, no acumulado de 12 meses, há queda de 2,6% na recuperação de crédito, enquanto no comparativo de maio com o mesmo mês de 2017 a queda chega a 6,9%.
Nos últimos 12 meses, a região Sul do Brasil é a única que registrou aumento na recuperação de crédito, que foi de 1,1%. A região Nordeste registrou queda de 7,3%; a Norte de 4,5% e a Centro-Oeste de 4,5%.

Penápolis
Em Penápolis, levantamento do Sincomércio aponta alta de 5% nas vendas no comércio em maio, conforme números referentes às consultas de crédito registradas no comparativo com abril.
Porém, apesar de as consultas de crédito terem crescido, a inadimplência no comércio também cresceu 13%, o que aponta a quantidade de pessoas que teve o nome incluído no cadastro negativo do SCPC por não conseguir quitar dívidas.
Já quantidade de exclusões teve redução de 23,1% em maio com relação a abril, o que mostra que pessoas endividadas ainda estão com dificuldade para saldar suas pendências e tirar o nome do SCPC.
Para a Boa Vista SCPC, o resultado ainda se deve às dificuldades enfrentadas pelos consumidores devido à lenta retomada da atividade e do mercado de trabalho ainda fragilizado. 
A entidade acredita que a recuperação do emprego e melhora na renda das famílias, que devem conquistar uma situação financeira mais favorável, permitirá uma evolução mais consistente na recuperação de crédito. 

(AI/Sincomércio)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade