Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/01/2023

Corpo de Bombeiros: Santa Casa de Penápolis tem AVCB emitido

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Acessibilidade e outras melhorias foram avaliadas para a emissão do AVCB pelo Corpo de Bombeiros à Santa Casa de Penápolis

DA REPORTAGEM

O prefeito de Penápolis Caique Rossi (SPD) divulgou nas redes sociais nesta terça-feira (24) que a Santa Casa de Penápolis passou a ter o registro do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), um documento oficial emitido pelo Corpo de Bombeiros, onde afirma que o local foi vistoriado e está de acordo com as normas de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação e no PPCI (Plano de Prevenção e Combate de Incêndios).
O documento foi emitido após alguns meses de adequação no hospital, desde que a Prefeitura de Penápolis realizou a Intervenção na Santa Casa, em abril de 2021.
O hospital atende, além do município, as  outras seis cidades que compõem a microrregião, Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério e Luiziânia.
Segundo Caique Rossi , desde que ocorreu a intervenção no hospital, a Prefeitura vem se empenhando para melhorias no hospital. “Estamos trabalhando para que as melhorias possam acontecer dentro do nosso único hospital, desde reformas, até a instalação de equipamentos e assessórios exigidos que garantem mais segurança contra incêndios, acessibilidade e outras melhorias realizadas para atender aos usuários e que fazem parte do pacote de exigências do Corpo de Bombeiros para a emissão do documento”, destacou. 
O prefeito destacou ainda que foram gastos cerca de R$ 200 mil com a construção de rampa de acessibilidade, instalação de corrimãos, portas corta fogo, hidrante e dispositivos anti-incêndio[U1], entre outras melhorias. “A emissão do AVCB mostra o avanço e a grande mudança que estamos fazendo em nossa saúde, a valorização de nossa população”, enfatizou. 
Em sua publicação nas redes sociais, o prefeito agradeceu o envolvimento e empenho da vice-prefeita Mirela Fink, do secretário de Saúde, Washington Filho, além de outras pessoas que participaram do processo. 

Intervenção
A intervenção na Santa Casa de Penápolis foi decretada em abril de 2021 pelo período de 12 meses e prorrogada pelo mesmo período em abril de 2022 através de decreto publicado no Diário Oficial Eletrônico (DO) do Município, após conflitos e questionamentos quanto à OSS (Organização Social de Saúde) que era responsável pela gestão do hospital através de contrato firmado com a Irmandade da Santa Casa.
No próprio documento assinado pelo prefeito e divulgado no DO, a prorrogação de intervenção foi necessária por diversos fatores, e a intervenção seria para dar “estabilidade e segurança aos munícipes, além dos investimentos feitos no hospital para proporcionar melhor conforto, como adequações para a obtenção do AVCB”, conforme consta no documento. 
Ainda durante a intervenção, outros objetivos do processo era dar continuidade as adequações do prédio do hospital com mais de 100 anos, como a troca de tubulação de esgoto, obras na maternidade com valor estimado de R$ 1,1 milhão, estruturação da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e a informatização do Pronto Socorro.

AVCB
Um dos objetivos do AVCB é monitorar as edificações quanto ao cumprimento do Controle de Incêndio e pânico e ajudar o Corpo de Bombeiros a organizar as vistorias a serem realizadas periodicamente, de acordo com o vencimento do documento.
O AVCB é exigido para a liberação da edificação e também é importante para a segurança do local, principalmente àqueles utilizados por inuúmeras pessoas.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade