Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/04/2013

Corpe regulariza falhas no recolhimento do lixo reciclável

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Prefeito Célio visitou a Corpe nesta semana e reafirmou aos cooperados o apoio da Prefeitura e Daep

Numa ação conjunta entre o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e a Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis) foram regularizadas, desde a última quarta-feira, dia 17, as falhas que vinham ocorrendo no processo de recolhimento dos sacos de lixo reciclável em toda a cidade. O problema foi ocasionado pela falta de pessoal na cooperativa, que inclusive chegou a acumular em seu barracão e pátio quase 2 mil toneladas de materiais no segundo semestre do ano passado.
Com a recentre contratação de novos trabalhadores, a cooperativa entra agora em franca recuperação e passa a normalizar a prestação de serviço em Penápolis.
De acordo com a diretora presidente do Daep, Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira, o Daep havia deslocado funcionários da limpeza pública daquele departamento para auxiliar no recolhimento dos recicláveis, visando apoiar a cooperativa e o atendimento à comunidade. No entanto, isso passou a gerar outros problemas ao Daep, como reclamações da população por conta da diminuição da varrição de ruas.
“Felizmente, depois de muito trabalho e empenho de toda equipe, novas pessoas foram contratadas e já estão trabalhando tanto na seleção dos materiais dentro do barracão como também nas ruas, efetuando a coleta de casa em casa. Assim nós também estamos normalizando as tarefas do Daep”, explicou Sílvia.
“Com esta nova realidade a população não sofrerá mais com atrasos na coleta dos recicláveis e nem com a falta de varrição, pois os funcionários que estavam socorrendo emergencialmente a Corpe naquele momento de crise, já estão atuando devidamente nas suas funções”, comemorou a diretora do Daep.

Volta do modelo
O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, enfatizou que foram pouco mais de três meses de um trabalho intenso na busca de soluções para a Corpe, mas que a primeira parte deste desafio já foi vencida.
“Nós queremos, não só fazer a Corpe voltar a funcionar como antes e ser modelo para todo o país, mas melhorar ainda mais as condições de trabalho e renda no local. Quem vê a Corpe hoje não se lembra mais daquela situação lastimável de pilhas de lixo acumulado. O que se vê hoje é a cidadania resgatada a estes trabalhadores e a saúde pública resguardada”, enfatizou o prefeito.
“Assim que assumimos a gestão do município fizemos questão de ajudar a cooperativa, porque assim também estaria sendo ajudada a nossa população. E fazer questão de frisar, com orgulho, que graças a esse compromisso e à união de todos, em pouco mais de três meses os cooperados já tiveram a boa surpresa de terem triplicado o valor do seu dia trabalhado”, lembrou Célio.
Pela primeira vez na história da Corpe, os trabalhadores irão receber a quantia de R$ 46,20 por dia trabalhado, valor recorde desde a criação da Cooperativa. Sendo que os cooperados que fizeram hora extra, vão receber um valor ainda maior.
“Esse valor representa três vezes mais do que eles vinham recebendo ultimamente pelo trabalho.  No ano passado, os cooperados recebiam em média R$15 por dia”, concluiu o prefeito.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade