Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/11/2022

Consórcio Ribeirão Lajeado promove ações de divulgação do programa "Produtor de Água"

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Coordenador do Consórcio, Thiago Casella, se reuniu com o Presidente do Sindicato Rural de Penápolis, João Castilho

DA REDAÇÃO

Na primeira semana de novembro, o Coordenador do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado, Thiago Casella, reuniu-se com o Presidente do Sindicato Rural de Penápolis, João Castilho, com o objetivo de fomentar ações para adesão de produtores rurais ao programa Produtor de Água. 
O projeto Produtor de Água é uma iniciativa da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) em parceria com o Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis e com o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado. O município de Penápolis foi pioneiro na implantação do programa na bacia hidrográfica do Baixo Tietê. 
O Programa prevê a adoção do Pagamento por Serviços Ambientais. É uma forma de incentivar o produtor rural a investir em ações que ajudem a preservar a água. O produtor receberá apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas. Com isso, além do ganho econômico da sua produção, o produtor também melhora a quantidade e a qualidade da água da região, beneficiando a todos. Dentre as ações praticadas pelos produtores rurais estão a recuperação e conservação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal, manutenção de áreas com vegetação nativa, construção de terraços em nível, de bacias de captação e infiltração de águas de chuva, adequação de estradas vicinais, obras de saneamento rural, entre outros.
O programa Produtor de Água da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado é certificado com o Selo Aliança pelas Águas Brasileiras, um reconhecimento do Governo Federal para projetos de revitalização de bacias hidrográficas que implementam ações de conservação, preservação e recuperação ambientais que visem o aumento da disponibilidade hídrica, em quantidade e qualidade, para os usos múltiplos.
O Prefeito de Penápolis, Caique Rossi que também é Presidente do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado, destaca a grandeza de programas como este para o município de Penápolis e micro região. Ele ressalta a importância na preservação dos recursos hídricos de Penápolis através de projetos inovadores com certificação nacional e que este tema é um dos pilares de sua gestão. 

(Com A/I Daep)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade