Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/03/2023

Conselho gestor do Daep visita obras do projeto Daep + 40

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
A visita técnica foi coordenada pelo Presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega

O Conselho Gestor do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis, Daep, visitou neste domingo (26), as obras que compõe o programa Daep + 40 e que estão ocorrendo durante o ano de 2023. A visita técnica foi coordenada pelo Presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega. Os conselheiros visitaram a obra do desassoreamento da ETE e a obra da nova fonte de captação de água. 
Daep + 40 significa mudanças, modernização da gestão, sustentabilidade econômica, democratização dos preços, introdução de novas tecnologias e qualidade em todos os serviços prestados. A autarquia deve ser reestruturada para se tornar a unidade da administração pública definidora e executora da política municipal de saneamento básico, com modernidade, com planejamento, com tecnologia e visão de futuro. 

ETE
O Daep iniciou no mês de março de 2023 os trabalhos para o desassoreamento da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Maria Chica. Os serviços consistem na remoção por bombeamento e desaguamento (desidratação) do material retirado da ETE. A primeira etapa consiste na construção de um tanque que será impermeabilizado, com volume útil de 15.000 m³ para recebimento da parcela do sedimento a ser dragado das lagoas com maior teor de sólidos. Após a retirada dos sedimentos, é feita a desidratação e acondicionamento deste material sólido que após decantado será destinado ao aterro sanitário. Também será feito a recuperação do efluente drenado que retorna à lagoa através de bombeamento, seguindo todos os padrões ambientais vigentes. O investimento de R$ 4.089.884,58 para efetivar o desassoreamento da ETE. 

Nova fonte de captação de água
A captação de água será feita por meio de Poço Profundo, com a utilização de água do Aquífero Guarani. A nova fonte de abastecimento será para complementar a captação de água do ribeirão Lajeado. Com a nova fonte de captação a cidade de Penápolis garantirá o abastecimento do município pelos próximos 40 anos. Será utilizado um sistema misto de captação e com garantia de abastecimento, o município de Penápolis será menos suscetível aos eventos climáticos extremos. O Investimento da nova fonte de captação é de 6.200.400,00.
O Conselho Gestor de Saneamento Ambiental, é um órgão  colegiado e paritário formado por 50%  de representação do poder  público e 50% de representantes de usuários dos serviços, totalizando 20 conselheiros. O conselho tem a competência de auxiliar na formulação na política pública de saneamento, propor estratégias e prioridades, acompanhar e avaliar a sua execução, opinar e dar parecer sobre projetos de leis que envolvam o saneamento, exercer  a  supervisão de todas as atividades do Daep, dando opiniões e sugestões e outras atividades.
A visita teve como objetivo dar transparência aos atos da administração e o Presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega afirma que a visita foi muito proveitosa “todos os membros puderam tirar suas dúvidas e conhecer de perto as obras que estão sendo realizada na atual de administração”. 

(Com A/I Daep)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade