Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/03/2023

Com obras de araçatubenses, biblioteca só de paulistas do interior é inaugurada

Imagens/Antônio Reis
Detalhes Notícia
Hélio Consolaro concede entrevista ao canal do Culturando no Youtube: evento transmitido em tempo real

DA REDAÇÃO 

Foi inaugurada no último sábado (18/3) a Biblioteca Culturando Flamboyant das Artes na cidade de Jumirim, cidade a 324km de Penápolis, que reúne obras só de escritores nascidos no Interior do Estado de São Paulo. O escritor araçatubense Hélio Consolaro participou da inauguração do espaço, que conta com cinco obras de sua autoria. O evento teve a participação do araraquarense Ignácio de Loyola Brandão, autor de 49 livros de ficção e relatos de viagem. 
A biblioteca é uma iniciativa do Projeto Culturando, que no ano passado apresentou ao ProAC (Programa de Ação Cultural) a proposta de um espaço com obras de escritores paulistas em Jumirim, na região metropolitana de Sorocaba, a 366 km de Araçatuba. O ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Cultura do Estado, acolheu a proposta através de chamamento público e no último sábado foi a inauguração. A biblioteca fica em uma chácara e ao lado do prédio tem um enorme flamboyant.
No evento de inauguração teve banca de livros e CDs de autores paulistas, lançamento da antologia "Contos do nosso Interior", shows (música caipira estilizada e chorinho), leitura de textos e performance poética. Ignácio de Loyola Brandão, o palestrante do dia, falou de sua trajetória como escritor, de suas experiências nas viagens pelo Brasil para divulgar a literatura e de seus métodos de criação. Em seguida, ele autografou a mais nova reedição de "Não verás país nenhum", ficção publicada em 1981, que diz ser profético por antever catástrofes ambientais parcialmente concretizadas no governo anterior. Todo o evento foi transmitido em tempo real pelo Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=AkR-aL3uNjU&t=11730s).
Os três autores araçatubenses presentes nas estantes da "biblioteca caipira" são Hélio Consolaro, José Hamilton Brito e Reynaldo Mauá Júnior. Do primeiro, são cinco títulos: "Analógicos & digitais", "Casar! Contra quem?", "Aulas de gramática Aplicada", "Cerveja e uma porção de bobagem" e "Filósofo de semáforo". As obras Brito e Mauá Júnior são "O que fazer" e "Entretantoscantos", levadas por Consolaro. A última coletânea do Grupo Experimental da Academia.
Araçatubense de Letras (Experimentânea 14), com 25 autores, também faz parte do acervo da biblioteca, que aceita doações (mais informações no portal (http://projetoculturando.com.br/).

Projeto Culturando
Idealizado em 2007 pelo ator Pablo Civitella, o Projeto Culturando foi oficialmente fundado em 29 de março de 2008 por um grupo de jovens apreciadores das artes, com o objetivo de desenvolver ações culturais na região metropolitana de Sorocaba, tendo sempre como foco a valorização dos artistas locais.
Em 2013, o Culturando oficializou-se como associação cultural e expandiu a atuação para a cidade de Cerquilho (SP). Os primeiros dez anos de atividade foram marcados por eventos de grande visibilidade aos artistas e forte presença de público. Hoje, o Projeto Culturando está presente em Laranjal Paulista, Jumirim, Tietê, Cerquilho e Porto Feliz. Com o projeto literário, a associação cultural atraiu escritores de todo o Estado.

(Com A/I Antônio Reis)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade