Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/02/2023

Com falta de matéria-prima, cerâmicas e olarias da região passam por dificuldades

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Falta da argila prejudicou bastante a manutenção das indústrias

DA REDAÇÃO

A cidade de Barbosa já teve várias cerâmicas e olarias em funcionamento, mas boa parte delas fechou, gerando desemprego. À exemplo de Avanhandava, restaram duas cerâmicas em funcionamento. A falta da argila, que é a matéria-prima para a confecção dos materiais, prejudicou bastante a manutenção das indústrias. Nas décadas de 60, 70 e 80, as cerâmicas sustentaram diversos chefes de famílias das duas cidades. 

Inundação
A inundação do Salto do Avanhandava e do varjão - local de onde era extraída a argila pelas indústrias - ocorreu no ano de 1982. As indústrias de cerâmica conseguiram fazer depósito do material, que foi sendo utilizado e se acabando com o tempo. Conforme relatou um comerciante de Barbosa, para a reportagem, há uma nova cerâmica em construção na estrada da Chavantes, no próprio município, que deve funcionar em breve e que pode gerar empregos. Segundo afirmação do comerciante, a nova cerâmica funcionará em dois turnos o que significa que precisará de bastante mão de obra para o local.

(Com Odair Vicente - AvaNews)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade