Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/12/2023

Câmara Setorial de Lazer e Turismo se reúne para palestras sobre a Vitivinicultura em Penápolis

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Membros da Câmara Setorial de Lazer e Turismo Rural participaram de palestras e discussões sobre a viticultura em Penápolis

DA REDAÇÃO

A Câmara Setorial de Lazer e Turismo Rural, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, reuniu os representantes do fórum, na semana passada, durante o Dia de Campo da Vitivinicultura, em Penápolis.
Na ocasião, membros da câmara e produtores rurais da região participaram de uma série de palestras e discussões sobre a importância da viticultura e da diversificação das atividades agropecuárias locais. O anfitrião da reunião, Jorge Carui, proprietário do Sítio Moreiras, ressaltou a importância do evento para toda a cadeia produtiva da região.
A primeira palestra, conduzida pelo pesquisador da Estação Experimental de Viticultura Tropical da Embrapa, Reginaldo Teodoro de Souza, abordou a "Viabilidade do Cultivo de Uva de Mesa na Região Noroeste", sobre técnicas de manejo, custos de implantação e variedades adaptadas à viticultura local.
Também foi apresentada, por Irineu Bessi, líder do Grupo Técnico de Turismo da CATI, a palestra "SAA e o Turismo Rural", enfatizando o papel e a relevância da Câmara Setorial de Lazer e Turismo Rural para sedimentar e propor políticas públicas para o produtor paulista, tendo como ferramenta principal o conhecimento e a articulação no agronegócio de São Paulo, contando com a forte presença da CATI, braço principal para implementação dos programas de assistência da SAA.
O GT de Turismo Rural da Cati, que trabalha em conjunto com a Coordenação das Câmaras, ajudando a planejar e executar essas políticas, como por exemplo, na recentemente assinatura da Resolução Conjunta entre as secretarias de Agricultura e do Turismo, onde colaborou para implementação do Plano Estadual de Turismo Rural, que hoje está em consulta pública.
Para o coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da SAA, José Carlos de Faria Jr., esse trabalho em conjunto das pastas é de suma importância para o setor. “Após a assinatura da resolução a SAA, por meio da CS e da CATI, tivemos mais condições de colaborar com o Plano Estadual de Turismo e Dia de campo foi passo importante para a divulgação das estratégias e, principalmente, mostrar ao produtor que a Secretaria apoia e colabora para o desenvolvimento das atividades dentro e fora da propriedade”, ressaltou Faria.
Segundo o presidente da Câmara Setorial de Turismo Rural, Fabio Ferracini, serão agendadas reuniões com outras cadeias do agro paulista nos próximos meses. “O foco agora é agregar mais representantes de cadeias produtivas ao projeto”
O Coordenador da CATI, Ricardo Domingues, reforçou o apoio às atividades, destacando que “a CATI está se estruturando e buscando tecnologias para ajudar nesse passo importante dos produtores, afinal o Turismo Rural é uma atividade fundamental para agregar valor à propriedade”.
De acordo com o secretário de Agricultura, Guilherme Piai, várias ações em conjunto com a Secretaria de Turismo serão implementadas nos próximos meses e que essa aproximação é efetiva, principalmente após a assinatura do termo, o que vai gerar ganhos a toda cadeia. “Hoje foi na vitivinicultura, amanhã será na fruticultura, depois na pecuária de leite, e temos cadeias fortíssimas como o queijo, a olivicultura e a cachaça, enfim, o desenvolvimento do turismo dentro da propriedade é foco em nossa pasta, principalmente, porque temos o secretário de Turismo, Roberto Lucena, como um grande parceiro”, afirmou Piai.  
O evento contou com a presença do prefeito de Penápolis, Caíque Rossi; dos secretários de Agricultura, e Meio Ambiente, e Desenvolvimento e Trabalho do Município, que destacaram a importância da agricultura para o município e toda região, especialmente em relação à geração de empregos. Também participaram do evento representantes do SEBRAE, da Embrapa e da Faesp, prestando atendimentos aos produtores. 

(Rafael Machi – Com informações AI/Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade