Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/11/2023

Circuito de palestras "Mulheres Descubram-se no Campo" reúne grande público em Barbosa

Imagens/Divulgação
Detalhes Notícia
O evento, realizado na noite da última terça-feira (31), reuniu grande público

DA REDAÇÃO

Foi realizado no dia 31/10 em Barbosa o evento “Mulheres Descubram-se no Campo”. A atividade ocorreu no Centro de Lazer do município e foi promovida pelo SIRP (Sindicato Rural de Penápolis) em parceria com a Prefeitura Municipal de Barbosa, a FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) por meio da Comissão Semeadoras do Agro, o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). 
Sucesso absoluto, o acontecimento reuniu grande público e teve como foco promover o empreendedorismo e a capacitação das mulheres no setor do agronegócio, bem como fomentar a sensibilização acerca da importância da saúde da mulher e o desenvolvimento de novas lideranças femininas no campo.
Durante a ação, esteve presente o Presidente do Sindicato Rural de Penápolis, Dr. João Antônio Castilho, que ressaltou a importância de iniciativas como o “Mulheres Descubram-se no Campo”. 
“Um evento como esse tem grande significado e importância para o Sindicato Rural de Penápolis, pois é possível desenvolver um trabalho de esclarecimento para as mulheres que atuam no campo e nas cidades também. Hoje abordamos vários temas, entre eles a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse evento é a prova de que as mulheres ganharam o espaço de destaque que elas merecem”, enfatizou Castilho.
A abertura das atividades e as boas-vindas aos participantes também tiveram a presença da Vice-Prefeita de Barbosa, Fabiana Dias e da gerente do SEBRAE-SP de Araçatuba, Silvia Alzira Abdei Furio. 

Palestras
Integrou a programação de palestras, a Coordenadora Executiva da Comissão Semeadoras do Agro, Dra. Adriana Menezes, que discursou sobre as ações da FAESP em prol das mulheres do campo. Em entrevista, Adriana destacou a importância do trabalho que tem sido desenvolvido pela Comissão.  
“A Comissão Semeadoras do Agro, criada no dia 8 de março de 2022, Dia Internacional da Mulher, foi a concretização de um sonho antigo do nosso presidente, Dr. Fabio Salles Meirelles, que tinha como plano criar na FAESP um grupo feminino. Nosso vice-presidente, Dr. Tirso Meirelles, não mediu esforços para que isso fosse possível. Atualmente, a comissão é composta por 15 mulheres que atuam como presidentes de sindicatos rurais do Estado. Esse número é crescente. É grande o movimento do público feminino no campo. Durante encontros como esse, nós verificamos as reais necessidades dessas empreendedoras, como a segurança da mulher no campo, as questões de saúde entre outros. Desde o dia 8 de março do ano passado até o presente momento, visitamos mais de 90 municípios em ações como a de hoje, realizada em Barbosa, onde obtivemos excelentes trocas com as mulheres envolvidas no campo, e os resultados têm sido impressionantes”, explicou Menezes.
Palestrou também a Vice-Presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Dra. Juliana Farah que abordou o tema “Protagonismo feminino: do empreendedorismo ao acesso a crédito no campo”.
“Esse evento foi criado com muita dedicação. Ações como essa são a prova de que todos os nossos sindicatos rurais estão de portas abertas para os produtores e produtoras rurais. A nossa missão é trazer as mulheres do campo para a visibilidade. O Sindicato Rural de Penápolis, por meio do presidente Dr. João Castilho, é muito forte e o ano que vem o nosso projeto é trazer para o município e as cidades da região o programa ‘Semear é Cuidar’, que vai levar para essas mulheres a oportunidade de realizar os exames de prevenção ao câncer de mama anualmente. Atuando com esse público, nós conseguimos constatar que 86% das mulheres do campo não têm a oportunidade de fazer esses exames anualmente. Nosso movimento tem como foco ver as necessidades dessas empreendedoras e ajudar a saná-las, trazer elas para visibilidade e mostrar a importância que elas têm para o Sindicato Rural, o FAESP e o SENAR”, disse a Dra. Juliana Farah.
A programação seguiu ainda com a palestra “Amar é se cuidar”, que foi ministrada por Ana Eliza Angelieri. O encerramento das apresentações foi feito por Solange Cristina Moretti, consultora do SEBRAE-SP, com a palestra “Descubra-se”. 
Em breve, o Sindicato Rural de Penápolis divulgará novas programações gratuitas destinadas a população da Comarca de Penápolis. Para mais informações sobre o “Mulheres Descubram-se no Campo” e os serviços oferecidos pelo SIRP os interessados podem entrar em contato pelo telefone (18) 3652-1424. O Sindicato Rural de Penápolis está localizado na Avenida Expedicionário Diogo Garcia Marins, nº 530.

(Com AI/SIRP)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade