Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/06/2012

Cidade tem três casos confirmados de Gripe A

Diante dos três primeiros casos de Gripe A (H1N1), registrados recentemente em Penápolis, e diante do atual cenário de transmissão em todo o país, a Secretaria Municipal de Saúde do município, em conjunto com a Avape, preocupadas com o bem estar da população, está reforçando as recomendações sobre prevenção da doença. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Antonio Sidney Marques, é fundamental que as pessoas não deixem de lado os hábitos de higiene.

Segundo Sidney, os três primeiros casos da doença neste ano de 2012, confirmados na semana passada, estão sendo acompanhados pelos médicos. Os pacientes encontram-se internados, e o quadro de todos é estável, evoluindo para boa recuperação. "Como se tratam de crianças que contraíram a doença, é importante que os pais fiquem alertas e ajudem na tarefa de reforçar os cuidados básicos, tanto para evitar a Nova Gripe quanto qualquer outra doença. Lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão e utilizar álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, são medidas eficientes para evitar o contágio", orientou Sidney. "Muitas vezes, no dia a dia, as pessoas acabam se esquecendo de adotar essas práticas, o que pode fazer muita diferença na qualidade de vida".

O secretário disse ainda que, como o vírus Influenza A – H1N1 é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro, e do contato com secreções respiratórias, além de lavar as mãos convém ainda evitar de tocar os olhos, boca e nariz após contato com qualquer superfície. Também não se deve compartilhar objetos de uso pessoal, incluindo alimentos, copos e toalhas, e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

"Outras orientações à população é que evitem o uso de ar condicionado e que mantenham os ambientes arejados, com portas e janelas abertas, inclusive para reuniões. Pessoas com qualquer tipo de gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas", frisou.

Os sintomas da Gripe Comum e da Gripe A são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, independentemente de se ter ou não um diagnóstico claro, a orientação é para que, ao observar alguém com os sintomas relacionados, alertar o mesmo a procurar uma unidade de saúde. "Não convém usar medicamentos sem orientação médica", reforçou. "Grávidas, idosos, crianças e pessoas que já estejam com sua saúde comprometida merecem atenção especial", lembrou o secretário. "Professores e diretores de escolas também devem ficar atentos e orientar estudantes com sintomas a retornar às suas casas. E cabe aos pais e responsáveis levar seus filhos aos postos de saúde ou ao consultório médico de confiança ao perceberem os sinais da gripe", disse Sidney Marques. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade